Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Perguntas mais frequentes

  • O que é o Irga?

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) é uma entidade pública, uma autarquia administrativa subordinada ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria da Agricultura e Pecuária. O Irga foi criado com o Decreto-Lei nº 20, em 20 de junho de 1940. Saiba mais clicando aqui.

  • Onde estão localizados os Núcleos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nates) do Irga?

O Irga possui Nates distribuídos em seis coordenadorias regionais. Confira a localização dos Núcleos, com seus respectivos endereços e equipes responsáveis, clicando aqui.

  • O que é a Taxa CDO?

A Taxa de Cooperação e Defesa da Orizicultura - CDO - correspondente a 18,83% da UFIR por cada saco de 50 kg de arroz que é paga pelos produtores, e se transformou na principal fonte de receita do Irga. A taxa foi criada em 24 de setembro de 1968, pela Lei 5.645, sancionada pelo então governador Walter Peracchi Barcellos. Confira a cotação atualizada da Taxa CDO clicando aqui.

  • Como funciona a Legislação do Granizo?

O Decreto 51.446, de 6 de maio de 2014 regulamenta a indenização de que trata o art. 20, § 2º, da Lei nº 533, de 31 de dezembro de 1948, com a redação dada pela Lei nº 13.697, de 5 de abril de 2011, pela qual o(a) orizicultor(a), com lavoura no território do Estado do Rio Grande do Sul e inscrito no Irga, poderá ser indenizado(a) pelos prejuízos sofridos em consequência de queda de granizo em sua lavoura de arroz, desde que o evento ocorra até o dia 30 de abril de cada ano. Confira a legislação clicando aqui.

  • Quantas chamadas dos Concursos do Irga de 2013 e de 2016 já foram homologadas?

Confira as chamadas dos Concursos Públicos do Irga clicando aqui.

  • Como consigo receitas com arroz?

Confira deliciosas receitas com arroz clicando aqui.

  • Quais os benefícios do arroz para a saúde?

O arroz é rico em carboidratos, fontes importantes de energia para nosso organismo e que ajudam a manter a integridade funcional do tecido nervoso, desenvolver e restaurar tecidos e manter as funções vitais.  O arroz regula o funcionamento do intestino, bem como reduz o risco de câncer sobre esse órgão. Auxilia ainda na prevenção de doenças do sistema digestivo e cardiovasculares.  O óleo do arroz - orizanol - reduz o colesterol.  O arroz integral ou parboilizado integral ajudam a perder peso.  O arroz integral contribui para a eliminação do excesso de líquidos no organismo. 

  • Como obter os preços de mercado do arroz?

O Irga mantém em seu site informações atualizadas sobre o mercado de arroz. Clique aqui para saber mais.

IRGA