Pratos com arroz fazem sucesso no 2º Festival Internacional da Cozinha Missioneira

O arroz foi um dos destaques dos pratos preparados no festival
O arroz foi um dos destaques dos pratos preparados no festival - Foto: Divulgação/IFF-São Borja

O 2º Festival Internacional da Cozinha Missioneira apresentou o que há de melhor na culinária da região durante nove dias. O evento é uma parceria entre prefeitura, Instituto Federal Farroupilha (IFF – São Borja), Associação Comercial e Industrial (ACISB – São Borja) e Intendência de Santo Tomé, contando com o apoio de entidades, entre elas, o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).

Marcada pela forte valorização da cultura gaúcha e pela diversificação de etnias, a Região das Missões abrange 46 municípios, um deles é São Borja, cidade sede do evento.

O festival visa disseminar a integração cultural entre os municípios de São Borja e Santo Tomé, valorizando a cultura alimentar das Missões e dando visibilidade aos produtos regionais, o que também contribui para a economia dos dois municípios. Outro ponto importante do festival são as questões relacionadas à saúde e à educação alimentar.

Para valorizar um dos alimentos mais consumidos do mundo, a nutricionista do Irga, Carolina Pitta, preparou três pratos especiais à base de farinha de arroz. A nutricionista também levou ao público do evento a palestra Benefícios do Consumo do Arroz na Alimentação Diária.

Branco, preto, amarelo, vermelho, fino, grosso, curto, longo, integral, polido, parboilizado e natural, servido como prato principal ou guarnição, o arroz é consumido por dois terços da população mundial, constituindo-se a base da alimentação de milhões de pessoas no Oriente, fazendo parte da dieta de praticamente todos os povos do mundo.

Nutricionista do Irga falou sobre os benefícios de consumir o cereal
Nutricionista do Irga falou sobre os benefícios de consumir o cereal - Foto: Divulgação/IFF-São Borja

“O arroz tem uma expressão forte na gastronomia mundial, sendo ingrediente principal de vários pratos típicos de diferentes culturas. Quem nunca ouviu falar ou provou as deliciosas paellas espanholas ou risottos italianos? O arroz de Sushi japonês ou o Chairiê árabe? E quem não aprecia o arroz branco "agulhina" com feijão, "patrimônio" da culinária brasileira? Além de saboroso é um alimento altamente nutritivo”, ressaltou a nutricionista.

A programação do festival contou com jantares típicos, exposições, oficinas, visitação, apresentação de trabalhos, debates e palestras com convidados de outros estados e do município vizinho, Santo Tomé.

Confira algumas sugestões de receitas à base de arroz desenvolvidas pelo Irga, clicando aqui.

Texto: Sara Kirchhof