Cristal inclui farinha de arroz na merenda escolar

Farinha de arroz
Farinha de arroz é rica em carboidratos e não contém glúten - Foto: Arquivo/Irga
Por KÉSIA RAMIRES

A Prefeitura de Cristal tornou obrigatória a inclusão de farinha de arroz e/ou seus derivados na preparação da merenda escolar no município. A cidade é a quarta no Estado a incluir os derivados no cardápio escolar, reconhecendo os benefícios do arroz e seus coprodutos para a saúde.

Sancionada pela prefeita Fábia Richter no último dia 13, a lei nº 1.526 também detalhou que a farinha de arroz e seus derivados deverão ser utilizados na preparação da merenda escolar pelo menos três vezes por semana. E o fornecimento desses alimentos às escolas municipais deverá ser, obrigatoriamente, realizado pelo Poder Executivo Municipal.

A prefeita explica que a nutricionista do município é orientada a sempre utilizar os alimentos produzidos pela cadeia produtiva local. “Cristal tem um trabalho orizícola muito importante, e percebemos os produtos saborosos que poderíamos fazer com a farinha de arroz na merenda escolar. Então criamos essa lei para que, na volta às aulas, já possamos servir essa variedade aos educandos”, acrescenta a chefe do Executivo.

Prefeita Fábia Richter
Prefeita Fábia Richter assina a lei nº 1.526/2020 - Foto: Divulgação/Prefeitura de Cristal
00:00:00/00:00:00

Prefeita Fábia Richter comenta a decisão de incluir a farinha de arroz na merenda escolar do município

Download

A inclusão dos derivados na alimentação escolar é um dos pilares do Programa de Valorização do Arroz (Provarroz) do Instituto Rio Grandense do Arroz. O Programa já esteve em Jaguarão, Santana do Livramento e Capivari do Sul para apresentar essa ação de inclusão do cereal no cardápio escolar dos municípios, conscientizando os responsáveis de cada cidade os benefícios do alimento para uma vida saudável.

Além do município de Cristal, as demais cidades que já aderiram a farinha de arroz e seus coprodutos na alimentação escolar foram Camaquã, Capivari do Sul e Pelotas.

“Essa é mais uma vitória para a cadeia orizícola. Em 2019, o Provarroz percorreu o interior do Rio Grande do Sul e tivemos adesões a essa ação de tornar obrigatória a farinha de arroz na merenda escolar. Agora, Cristal também aderiu a este movimento em prol da saúde das crianças da cidade. Ficamos muito satisfeitos de ver mais um município arrozeiro valorizar o arroz e seus coprodutos”, comenta a coordenadora do Provarroz do Irga, Camila Pilownic Couto.

A farinha de arroz é formada a partir de grãos inteiros de qualquer variedade e dos quebrados gerados durante o polimento do cereal. A variedade é considerada rica em carboidratos complexos (fonte de energia e de fibras solúveis), hipoalergênica, não contém glúten, muito solúvel, possui alta digestibilidade (melhor absorção de nutrientes) e baixo teor de lipídios. Apresenta menor tempo de preparo pela ausência de glúten, além de ser muito versátil, podendo ser usada sozinha ou em pratos doces e salgados.