Previsão do tempo de 05/mai a 20/mai de 2025 para a Metade Sul do RS
O RS passa por um período de aquecimento, denominado popularmente de veranico de maio
Publicação:

Segunda (05/05): O tempo seco predomina sobre a maior parte das regiões, assim como as altas temperaturas. O RS passa por um período de aquecimento, denominado popularmente de veranico de maio. As temperaturas máximas nessa tarde devem chegar aos 30°C, principalmente na Metade Oeste. Porém, áreas de instabilidade já atuam no Oeste, com risco para pancadas de chuva em toda a Metade Oeste.
Terça (06/05): As altas temperaturas seguirão atuando sobre o RS, ao passo que áreas isoladas de chuva também avançarão nas regiões de fronteira com o Uruguai.
Quarta (07/05), quinta (08/05), Sexta (09/05) e sábado (10/05): Áreas de instabilidade avançam pelo Oeste na quarta, provocando chuva. Já entre quinta e sexta, a combinação de uma frente fria e Jato de Baixos Níveis (JBN), canalizarão calor e umidade para o Estado, aumentando muito o potencial para chuva forte a pontualmente intensa. Haverá risco para temporais, com ventos, raios e eventual queda de granizo. Os acumulados poderão variar de 30 a 100 mm/dia, principalmente entre a Fronteira Oeste, a Campanha e a Zona Sul.
Uma área de baixa pressão atmosférica também trará chuva entre os dias 13 e 14 de maio, com menores volumes acumulados (5 a 20 mm/dia).
Já entre os dias 17 e 20 de maio, novamente haverá canalização de calor e umidade para o Sul do Brasil, devendo trazer consideráveis acumulados de chuva.
Estes eventos (canalização de calor e umidade) se assemelham ao que ocorreu entre abril e maio de 2024. No entanto, os acumulados previstos são menores. Mas, de qualquer forma, alagamentos e transbordamentos pontuais de arroios e rios poderão ocorrer. Entre a Campanha e a Zona Sul, os acumulados em 15 dias podem chegar a 250 mm. Vale ressaltar que os locais destes maiores acumulados podem mudar nas próximas atualizações.
Então, para os que ainda tem grãos para serem colhidos, é indicado que o faça assim que possível, para minimizar possíveis perdas.