Programa de Valorização do Arroz inicia etapa de capacitação aos formadores de opinião

20160425134142img-4000-site.jpg
Aula para alunos de Gastronomia da Unisinos - Foto: Luciara Schneid/Irga

Os alunos de duas turmas do curso de Gastronomia da Universidade Unisinos, campus São Leopoldo, participaram na sexta-feira (22), de uma aula ministrada pela nutricionista do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Cleusa Amaral, sobre o Arroz e seus benefícios para a saúde humana e o seu uso na culinária, junto ao laboratório de Gastronomia. A ação faz parte da proposta do Programa de Valorização do Arroz (Provarroz) para multiplicar informações entre formadores de opinião e profissionais da área de saúde, estudantes de Nutrição, Gastronomia e Medicina.

Além de apresentar o Instituto, sua estrutura e objetivos aos acadêmicos, a nutricionista falou sobre a importância e benefícios do arroz para a saúde, com enfoque sobre o consumo que registrou queda de 17,1% nos últimos 20 anos. Em seguida, realizou uma atividade prática para ensinar os futuros “chefs” a manusearem a farinha de arroz. Foi distribuído ainda, material institucional sobre o Irga e displays com receitas à base de arroz. Esta foi a primeira aula programada em uma agenda por várias universidades do Estado. A próxima ocorre nesta quarta-feira (27), à noite, com alunos do curso de Nutrição do Instituto Porto-Alegrense (IPA). Na sexta-feira (29), haverá uma palestra para acadêmicos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Os interessados em agendar palestras podem entrar em contato pelo e-mail eventos@irga.rs.gov.br.

Os alunos se mostraram receptivos e participativos, com perguntas sobre a cultura do arroz, o Irga e suas funções e também sobre os diferentes tipos de arroz e seus usos na gastronomia. A professora Raquel Chesini, do curso de Gastronomia, da Faculdade Unisinos destacou a importância destas aulas para os alunos do 1º semestre do curso de Gastronomia na Unisinos.  “A cultura do arroz esta intimamente relacionada à produção rural no nosso Estado e uma das veias do nosso curso é a valorização regional dos alimentos”. O arroz é um cereal de alto potencial nutricional, o que segundo ela é muito bem explanado pela nutricionista, ao falar dos benefícios à saúde de quem o consome.

Curso de Gastronomia da Unisinos

“Ao falar da disponibilidade de variedades muito diferentes e muitas vezes desconhecidas, cada uma com suas características individuais e com diversas possibilidades de preparos dos mais diversos pratos, é estimulada a criatividade dos alunos aliada a uma alimentação saudável e segura”, ressalta. Ela destaca ainda, a parceria do Irga nas atividades da universidade. “Sabemos da importância e do enorme trabalho que esse instituto desenvolve com os produtores rurais do nosso Estado, valorizando e divulgando essa cultura”.

Para o aluno Luca Vinícius Ostjen, de 25 anos, do 3º semestre do curso de Gastronomia, o arroz é a base da alimentação humana e está inserido na cultura da população. “Para nós que trabalhamos com alimentação, é muito importante saber encontrar alternativas para este ingrediente, que é essencial”. Segundo ele, saber diferenciar os tipos de arroz disponíveis no mercado, entender suas formas de contribuição para a saúde, opções de aproveitamento e receitas criativas foram alguns dos ensinamentos proporcionados durante a aula pelo Irga.

Jorge Marcelo da Silva Zubósqui, 34, também do 3º semestre, destaca que para um aluno de Gastronomia, é fundamental conhecer e entender cada ingrediente, desde seu cultivo até as técnicas de preparo e seus benefícios. “O Irga tem um papel fundamental na construção deste saber. A aula nos proporcionou o conhecimento de um dos alimentos mais importantes para a gastronomia, até me arrisco a dizer, que talvez o mais importante”.

Nutricionista do Irga, Cleusa Amaral

Segundo ele, entender o cultivo do arroz, o manuseio, as técnicas de preparo, seus benefícios para a nutrição do organismo e a gama de produtos derivados deste ingrediente fundamental para nossa dieta, é agregar ao currículo um saber com qualidade. “A didática da palestrante foi essencial para o bom andamento da aula, pois o conteúdo é claro e de grande embasamento prático e teórico”. Ele observa que não considerou a atividade apenas como uma aula de arroz, mas de respeito ao alimento de muitas nações, ao alimento que é filosofia de vida para muitos países orientais e que para os brasileiros é uma fonte de renda e que faz parte de uma das preparações mais completas da gastronomia em termos de nutrientes, o famoso feijão com arroz.

O programa realiza ainda outras ações como a participação dos treileres do Irga que foram adesivados com a logomarca do programa em eventos pelo interior do Estado. Também estão sendo realizadas ações de mídia em revistas e jornais e publicação de artigos científicos que comprovam as qualidades nutricionais do cereal.

Texto: Luciara Schneid

luciara-schneid@irga.rs.gov.br