Provarroz chega ao restaurante da Santa Casa
Publicação:
Nesta terça-feira (7) foi a vez do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre receber os displays com a campanha do Programa de Valorização do Arroz, o Provarroz, desenvolvido pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), autarquia vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi). O material foi distribuído nas mesas do restaurante frequentado por funcionários, residentes e doutorandos do complexo hospitalar. Calcula-se que mais de 2.500 pessoas circulem pelo estabelecimento todos os dias entre o café da manhã e o jantar. Além do tradicional arroz branco, o local também oferece a versão integral do cereal no bufê.
Mais de 400 displays estão levando às mesas de diversos restaurantes do Estado mensagens de conscientização em relação ao consumo do arroz e seus benefícios, mostrando que não é preciso abrir mão do cereal para manter a saúde e o controle da balança. “Faz 11 anos que eu trabalho aqui na Santa Casa e oito anos na produção de alimentos. Eu vejo as pessoas dizendo coisas do tipo ‘Estou fazendo dieta, então eu vou comer só carne e salada’ e, aí, elas passam o dia inteiro com fome e acabam comendo errado quando chegam em casa. Seria muito mais saudável comer um prato de arroz e feijão na hora do almoço”, esclarece a nutricionista da Santa Casa, Liana Klagenberg.
A nutricionista ainda observa outra atitude equivocada que as pessoas cometem na hora de escolher os alimentos vão no prato. “Também tem aqueles que pegam o molho da carne, que tem gordura, na maioria das vezes, colocando por cima da salada. O arroz leva uma quantidade mínima de gordura e nos sustenta por muito mais tempo! As pessoas têm tendência de excluir algo ao invés de consumir os alimentos com mais qualidade”, completa. A profissional ainda destaca que a falta de carboidrato nas refeições pode causar letargia - estado de inconsciência, em que a pessoa aparenta estar em sono profundo e perde totalmente a capacidade de responder aos estímulos externos -, resultando em baixa produtividade no trabalho e nos estudos.
Em novembro do ano passado, o Hospital Santa Casa promoveu o Concurso Chefs da Prevenção, que premiou três receitas saudáveis com alimentos capazes de prevenir diferentes tipos de doenças. O prato que levava arroz em sua composição foi o grande vencedor. O arroz, além de ser ótima fonte de energia e fibras, é rico em vitaminas e sais minerais.
“Independente do peso e do estado de saúde, uma coisa é certa, a alimentação deve continuar variada, balanceada, colorida e, principalmente, suprindo as necessidades calóricas do indivíduo. Os carboidratos, grupo ao qual o arroz pertence, são importantes fontes energéticas da alimentação, contribuindo com mais de 60% do consumo total calórico. O amido contido no grão do arroz é a principal fonte de carboidrato na alimentação humana”, esclarece ainda a nutricionista do Irga, Carolina Pitta.
A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre é uma entidade filantrópica e atende pacientes de todo Estado há mais de 200 anos. São sete hospitais, abrangendo as áreas de clínica médica, cirurgia geral, cardiologia, neurocirurgia, pneumologia, oncologia, pediatria e transplantes.
Texto: Sara Kirchhof
Assessoria de Comunicação
E-mail: assessoria-comunicacao@irga.rs.gov.br
Fone: (51) 3288-0423