Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Provarroz faz balanço das atividades dos últimos cinco meses

Publicação:

O Provarroz já capacitou mais de cinco mil formadores de opinião
O Provarroz já capacitou mais de cinco mil formadores de opinião - Foto: Divulgação/Irga

O Programa de Valorização do Arroz (Provarroz) do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) promoveu ao longo dos últimos meses diversas atividades e ações de conscientização da população sobre a importância do consumo e os benefícios do arroz e seus derivados, como a farinha de arroz, por exemplo.

Nos meses de maio a outubro foram realizadas palestras e oficinas em escolas, universidades, feiras e eventos do setor orizícola. Além da distribuição de materiais informativos, criação e divulgação de vídeos de receitas com arroz e farinha arroz (bolo, quiche, paella campeira) e dicas valiosas de preparo de arroz branco, integral e parboilizado.

Com mais de duas dezenas de palestras e oficinas, em torno 650 pessoas foram capacitadas nos últimos cinco meses. Além da capital do Rio Grande do Sul, as atividades foram levadas para as cidades de Alegrete, Bagé, Cachoeirinha, Camaquã, Canoas, Capivari do Sul, Esteio (41ª Expointer), General Câmara, Lajeado, Novo Hamburgo, Pelotas e São Lourenço do Sul.

As parcerias seguiram fortes. Durante o período da Copa do Mundo de Futebol o programa da autarquia em colaboração com o restaurante Gaúcha Sports Bar ofertaram pratos típicos dos países vencedores das últimas cinco edições do mundial. O arroz e seus derivados foram destaques nas receitas apresentadas no decorrer da competição. Foram ofertados pratos como arroz de carreteiro, aranccini (bolinho de risoto), crepe feito com farinha de arroz, entre outros.

O Provarroz, em conjunto com o Hospital São Lucas da PUC-RS, produziu guardanapos fundo de bandeja com informações sobre as vantagens de consumir arroz, os dez principais passos para uma alimentação saudável e o caminho que o cereal percorre até chegar à mesa para ser consumido.

O programa do Irga tem como principal objetivo fomentar o consumo de arroz através do alcance do público com ações de marketing e atividades voltadas para formadores de opinião, estudantes, profissionais da área da saúde, merendeiras, e a sociedade como um todo. A disseminação do conhecimento dos benefícios do consumo de arroz para a saúde das pessoas é parte fundamental para obter êxito nas metas estipuladas pelo Provarroz. O programa, que existe desde 2016, já capacitou mais de cinco mil formadores de opinião. Para 2019 estão sendo elaborados projetos para a nova fase do programa que pretende atuar em rede nacional, trabalhando com mídias de grande alcance na busca do maior número de pessoas possíveis.

Texto: Taís Forgearini

Assessoria de Comunicação

assessoria-comunicacao@irga.rs.gov.br

(51) 3288-0423

IRGA