Provarroz promove ações na 2ª Expofeira Caminho da Roça

Nutricionista da autarquia e participantes da palestra e oficina do Provarroz
Nutricionista da autarquia e participantes da palestra e oficina do Provarroz - Foto: Divulgação/Irga

Ações do Programa de Valorização do Arroz (Provarroz) do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) estiveram presentes na 2ª Expofeira Caminho da Roça no município de General Câmara. As atividades aconteceram na Carreta do Senar-RS na feira que ocorreu de quarta-feira (1º) até o domingo (05).

No segundo dia, a nutricionista do Irga, Carolina Pitta ministrou para um grupo de merendeiras e mulheres da comunidade, a palestra “Os benefícios do consumo de arroz para a saúde”. A atividade objetiva informações sobre a importância do consumo de arroz para uma alimentação saudável, as propriedades nutricionais do cereal e seus coprodutos, como por exemplo, a farinha de arroz, os tipos de grãos (branco, vermelho, negro, entre outros), formas de consumo (branco, integral, parboilizado), além de sanar dúvidas e esclarecer mitos sobre o arroz.

Na sequência, Carolina comandou a oficina “Receitas com farinha de arroz”, na qual ensina na prática cada processo das receitas com farinha de arroz. O bolo elaborado pela nutricionista foi de canela com leite de coco. As participantes puderam degustar o bolo. Ao final das atividades foram distribuídos materiais de receitas a base do cereal, também foi realizado sorteio de arroz e farinha de arroz Maninho, marca parceira do Provarroz.

Carolina destaca a organização do evento e afirma que a parceria continuará na próxima edição da feira.

“As atividades foram bastante produtivas, o público demonstrou interesse do início ao fim, foi uma troca de experiência muito bacana. A participação das pessoas é fundamental para levarmos adiante o conhecimento sobre o arroz e seus derivados. Nossa missão é disseminar informações corretas sobre o cereal para a população”, evidencia Carolina.

Paella foi servida ao meio-dia para o público
Paella foi servida ao meio-dia para o público - Foto: Divulgação/Irga

A equipe gastronômica do Irga preparou ao meio-dia, uma paella e arroz de leite de sobremesa, distribuídos para o público que passava pela feira.

O Irga também contou um estande na feira, destinado para assuntos técnicos da cadeia orizícola, com palestras, orientações e distribuição de materiais para os produtores. O responsável pelo estande foi o engenheiro agrônomo do 28º Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nate) do Irga, Eduardo Sechaus.

O prefeito de General Câmara, Helton Holz Barreto e a primeira-dama, Elizama Lutieli de Lima Pereira estiveram prestigiando as atividades da programação na feira.

Paella elaborada pela equipe gastronômica do Irga
Paella elaborada pela equipe gastronômica do Irga - Foto: Carolina Pitta/Irga

Texto: Taís Forgearini