Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Provarroz promove atividades com farinha de arroz

Publicação:

20170905172218whatsapp-image-2017-09-05-at-12-46-00-1.jpeg
Carolina Pitta e alunos na Oficina Farinha de Arroz - Foto: Carolina Pitta/Irga

O Programa de Valorização do Arroz (Provarroz), do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), promoveu ao longo do mês de agosto ações voltadas para formadores de opinião.

No dia 16, no Centro Universitário Metodista IPA a aula foi conduzida pela nutricionista da autarquia, Carolina Pitta, que falou sobre cereais na disciplina de Técnica Dietética, da nutricionista e mestre em Ciências da Saúde Kátia Petry. Após a palestra, os alunos reproduziram receitas adaptadas com farinha de arroz pela nutricionista do Irga.

“A atividade da nutricionista Carolina foi extremamente enriquecedora para a turma de estudantes do curso de nutrição do IPA. Os acadêmicos tiveram a oportunidade de aprofundar mais seus conhecimentos em relação ao cereal arroz. A atividade proporcionou que colocassem em prática os conteúdos visto na disciplina bem como sua aplicação na vida profissional. Também contribui para a conscientização da importância de incluir o arroz cereal tão nutritivo nos cardápios diários”, relata Kátia Petry.

Risoto de queijos com arroz arbóreo

No dia 18, na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), a palestra Benefícios do Consumo de Arroz foi também ministrada por Carolina, na disciplina Tecnologia de Cereais, Raízes e Tubérculos, da professora Poliana Gurak. Sendo abordada a importância de compartilhar a utilização do arroz e da farinha de arroz, seus benefícios e propriedades. “Os nutricionistas precisam estudar, para não retirarem da vida das pessoas certos alimentos, mas sim adaptarem a alimentação. O cereal fornece 20% de energia e 15% de proteína diária, não deve sair do prato da população”, completa Carolina.

Carolina Pitta e alunos da UFCSPA

No dia 31, a nutricionista do Irga retornou ao Centro Universitário Metodista IPA para uma oficina sobre farinha de arroz, atividade pertencente à semana acadêmica, com teoria e prática com arroz, farinha de arroz e massa de arroz. Foram produzidas cinco receitas: risoto de queijos com arroz arbóreo, macarrão com champignon e alho poro com massa de arroz integral, pizza, brownie e torta de maçã com farinha de arroz.

Texto: Taís Forgearini

Assessoria de Comunicação

assessoria-comunicacao@irga.rs.gov.br

(51) 3288-0477

IRGA