Provarroz promove atividades com merendeiras de Pelotas

Atividades do Provarroz realizadas com merendeiras da rede municipal de Pelotas
Atividades do Provarroz realizadas com merendeiras da rede municipal de Pelotas - Foto: Divulgação/Irga

Na tarde de terça-feira (15) e na manhã de quarta-feira (16) aconteceram encontros com merendeiras de 120 escolas municipais de Pelotas que acompanharam ações promovidas pelo Programa de Valorização do Arroz (Provarroz) do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). A palestra “Os benefícios do consumo de arroz para a saúde” e a oficina “Receitas com farinha de arroz” foram ministradas pela nutricionista da autarquia, Carolina Pitta.

Cerca de 80 profissionais responsáveis pelo preparo da merenda escolar participaram das atividades propostas. No primeiro momento ocorreu a palestra que visa transmitir informações e esclarecer dúvidas referentes às propriedades do arroz e seus derivados. Como também evidenciar a importância e benefícios que o consumo do grão proporciona para a saúde, além de incentivar a ingestão do alimento através da desmistificação de crenças sobre o arroz.

Na sequência, as merendeiras assistiram a oficina que tem por objetivo demonstrar na prática receitas com farinha de arroz. Carolina explica passo a passo de cada processo e dá dicas culinárias relacionadas com o cereal. Foram preparados pela nutricionista bolo de laranja e bolo de canela, que foram degustados entre as participantes.

Oficina "Receitas com farinha de arroz"
Oficina "Receitas com farinha de arroz" - Foto: Divulgação/Irga

Para a coordenadora do Provarroz, Camila Pilownic Couto, o retorno positivo das ações promovidas pelo programa tem sido muito satisfatório. “Muito nos alegra e incentiva a cada vez mais desenvolver trabalhos que buscam levar informação e conhecimento sobre um alimento tão rico nutricionalmente”, salienta Camila.

De acordo com anutricionistada rede municipal de Pelotas, Maria Cristina Cardoso Ramires, o trabalho realizado neste ano é uma extensão da experiência bem-sucedida no ano passado na Expoarroz.

“As merendeiras adoraram o encontro, a Carolina, pois ela dá um enfoque e valoriza aspectos da saúde para as pessoas de todas as idades. Foi possível sanar dúvidas, trocar experiências e também conhecer um pouco mais sobre os benefícios do arroz. Foi uma satisfação receber mais uma vez em nosso município ações realizadas pelo Provarroz”, conclui Maria.

Ao final foram distribuídos impressos com receitas a base de farinha de arroz. Para o segundo semestre estão previstas novas atividades do Provarroz na cidade de Pelotas.

Grupo de merendeiras e nutricionista da autarquia
Grupo de merendeiras e nutricionista da autarquia - Foto: Divulgação/Irga

Texto: Taís Forgearini