Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Provarroz promove oficina e palestras com alunos da Escola Estadual Paraíba

Publicação:

20170316160336foto-site-6.jpeg
Provarroz realiza uma série de atividades na Escola Estadual Paraíba - Foto: Carolina Pitta/Irga

Nesta quinta-feira (16), o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) através do Programa de Valorização do Arroz (Provarroz) realizou uma série de atividades na Escola Estadual Paraíba CIEP. A escola atende alunos do 1º ao 9º ano e fica localizada na Rua Adão Pinheiro da Silva, 490, no bairro Aberta dos Morros, em Porto Alegre.

Na parte da manhã, a rede de televisão SBT esteve no local para acompanhar a oficina ministrada pela nutricionista do Irga, Carolina Pitta, para os alunos do 5º ano da escola. O grupo produziu uma torta salgada feita com farinha de arroz. A equipe do SBT também acompanhou o almoço dos alunos da escola, que foi carreteiro e feijão, e no final da manhã entrevistaram a diretora da escola, Nara Pitta. Nara acredita ser importante passar essas lições de alimentação saudável para os alunos, porque eles se tornam divulgadores para as suas famílias em casa.

SBT entrevista diretora da escola, Nara Pitta

A proposta do SBT de ir à escola surgiu após a nutricionista ter realizado uma entrevista na sede do Irga, em Porto Alegre, falando sobre o arroz e seus benefícios. “Depois da entrevista no Irga, eles queriam fazer um passo a passo com uma receita. Deixamos em aberto a possibilidade que aproveitei para realizar usando um dos indicadores do programa, sendo ele conversar com a sociedade de uma forma geral, por isso trazer para dentro da escola”, explica Carolina. A nutricionista também destaca a importância do arroz na merenda escolar e a possibilidade da inclusão da farinha deste cereal na refeição dos alunos.

Na parte da tarde, a nutricionista conversou com alunos do 1º ao 3° ano, apresentando-lhes o caminho do arroz, desde a lavoura até chegar à mesa de suas famílias. “O objetivo da ação é mostrar para as crianças a importância do consumo do arroz desde pequenos, para que todos tenham uma saúde de ferro”, destaca Carolina.

Provarroz realiza ação na Escola Estadual Paraíba

As atividades integram o Provarroz, que é um programa desenvolvido pelo Diretoria Comercial do Irga, autarquia vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi-RS). Através de ações de marketing e mídia, palestras e outras atividades, o programa busca disseminar informações ressaltando os benefícios do consumo do cereal. O arroz é um alimento fonte de energia, contém vitaminas e minerais, rico em fibras: produz saciedade, favorece redução do peso corporal, contribui com o trânsito intestinal e diminui risco de câncer de cólon.

Texto: Julie Moresco da Silva

Assessoria de Comunicação

assessoria-comunicacao@irga.rs.gov.br

(51) 3288-0477

IRGA