Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Provarroz promove palestra em escola estadual de Tapes

Publicação:

20170622162055img-5911.jpg
Palestra do Provarroz na Escola Estadual Gaston Augusto Santos César - Foto: Julie Moresco/Irga

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), através do Programa de Valorização do Arroz (Provarroz), promoveu palestra na Escola Estadual Gaston Augusto Santos César – Ciep Tapes. O evento integrou o 1º Tchêncontro Gaúcho do Rancho do Ciep de 2017 – Mateada e Atividades Artísticas, organizado pela escola e cujo tema deste ano foi o arroz. O encontro foi realizado na quarta-feira (21), na Rua Oscar Matzebacker, 475, em Tapes.

Participaram do evento mais de 300 pessoas, entre alunos, professores, integrantes de sindicatos e CTGs e demais públicos interessados. Durante o dia, foram realizadas diferentes atividades para ajudar os alunos a conhecerem mais sobre a cultura gaúcha e sobre o arroz, como apresentações musicais, oficinas e palestras.

Segundo a diretora da Escola, Loanda Alves Triboli, o objetivo deste e dos próximos encontros é abordar características tradicionalistas do gaúcho dentro da escola. Em relação à escolha do tema deste ano, Loanda explica que foi porque o município é produtor de arroz. Por isso, surgiu a oportunidade de convidar o Irga para promover uma palestra sobre benefícios do grão. No local onde a nutricionista da autarquia, Carolina Pitta, palestrou estavam expostos diferentes trabalhos realizados por alunos da escola sobre lavoura orizícola, já que o tema estava sendo abordado dentro de sala de aula.

Carolina parabenizou a iniciativa da escola quanto à criação do evento, organização e escolha do tema. “Gostei muito do evento e de participar, foi bem organizado e rico culturalmente na tradição gaúcha e do arroz”, explica. Dentro das ações do Provarroz, este evento se enquadra na ação de promoção de conhecimento sobre o grão para a comunidade geral e multiplicadores de opinião.

A diretora da escola agradeceu a participação do Irga e destacou que a palestra contribuiu para o conhecimento dos alunos sobre essa prática realizada na cidade. “O arroz é uma cultura da cidade, muitas vezes os alunos olham o campo e não tem noção de que aquilo ali é o arroz que eles consomem. Foi trabalhado na escola com eles desde o cultivo até a mesa e a palestra ajudou-os a entender isso, inclusive a questão alimentar, conhecendo o valor nutritivo do arroz para uma alimentação saudável”, destaca Loanda.

Palestra Provarroz na Escola Estadual Gaston Augusto Santos César

Após a palestra da nutricionista, todos aproveitaram para se deliciar com o carreteiro preparado pela equipe de gastronomia. Tanto Carolina quanto Loanda destacaram que o prato ajudou a enriquecer a experiência dos alunos, para que eles entendam o que foi apresentado na palestra.

Texto: Julie Moresco da Silva

Assessoria de Comunicação

assessoria-comunicacao@irga.rs.gov.br

(51) 3288-0477

IRGA