Provarroz promove palestra para merendeiras da rede municipal de ensino em Alegrete
Publicação:
Merendeiras de diferentes escolas de Alegrete participaram de uma palestra ministrada pela nutricionista do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Carolina Pitta, que falou sobre os benefícios do arroz e da farinha do cereal. O evento, que reuniu 50 pessoas, integra a Semana Arrozeira de Alegrete e aconteceu nesta terça-feira (6) durante todo o dia, no Centro de Treinamento Neytha Ramos.
O treinamento foi um convite da Associação dos Arrozeiros de Alegrete, organizado e promovido pela Secretaria de Educação e Cultura e Departamento de Divisão e Alimentação Escolar. A nutricionista do Irga ministrou a palestra que abordou os benefícios do consumo do arroz para saúde e uma oficina de demonstração e degustação de preparações feitas à base de farinha de arroz.
Segundo a nutricionista coordenadora da Alimentação Escolar do município, Alessandra Segabinazzi, a palestra da Carolina esclareceu dúvidas das merendeiras em relação à farinha de arroz e trouxe conhecimento sobre o assunto. “Foi uma grande satisfação receber aqui na nossa cidade uma oficina de culinária. Foi muito esclarecedora, rica em conhecimento e informações e de fácil entendimento e acesso”, comenta Alessandra.
O objetivo do treinamento era introduzir o uso da farinha de arroz no cardápio das escolas e, por isso, a nutricionista do Irga ensinou as merendeiras a preparar um bolo de laranja e uma torta de cereais, ambas feitas com farinha de arroz. “O treinamento foi ótimo, muito bem aceito por elas. Elas pretendem colocar a farinha de arroz na merenda escolar e, sempre que possível, elas vão acrescentar preparações com arroz e farinha de arroz nos lanches, por isso, acredito que o treinamento tenha sido importante”, acrescenta Carolina.
A farinha de arroz é um produto extremamente rico em nutrientes. Entre os benefícios que podem ser citados, destaca-se que é rico em carboidratos complexos (fonte de energia e de fibras solúveis); proteína mais nobre entre os cereais; ajuda no combate à diabete (liberação gradual do amido); melhora a tolerância à lactose; é regulador intestinal; não contém glúten (ideal para quem sofre de Doença Celíaca); não possui gorduras trans; previne doenças cardiovasculares e possui óleo gama-orizanol (antioxidante). O produto é uma opção para as pessoas que são alérgicas, ou possuem algum tipo de intolerância alimentar.
O treinamento em Alegrete integra as ações do Programa de Valorização do Arroz (Provarroz), desenvolvido pela Diretoria Comercial do Irga, autarquia vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi-RS). Através de ações de marketing e mídia, palestras e outras atividades, o programa busca disseminar informações ressaltando os benefícios do consumo do cereal para saúde da população.
Texto: Julie Moresco da Silva
Assessoria de Comunicação
assessoria-comunicacao@irga.rs.gov.br
(51) 3288-0477