Provarroz promove palestra para merendeiras da rede municipal de ensino em Alegrete

20170607170446whatsapp-image-2017-06-06-at-10-22-03.jpeg
Palestra do Provarroz reúne 50 merendeiras em Alegrete - Foto: Divulgação Irga

Merendeiras de diferentes escolas de Alegrete participaram de uma palestra ministrada pela nutricionista do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Carolina Pitta, que falou sobre os benefícios do arroz e da farinha do cereal. O evento, que reuniu 50 pessoas, integra a Semana Arrozeira de Alegrete e aconteceu nesta terça-feira (6) durante todo o dia, no Centro de Treinamento Neytha Ramos.

O treinamento foi um convite da Associação dos Arrozeiros de Alegrete, organizado e promovido pela Secretaria de Educação e Cultura e Departamento de Divisão e Alimentação Escolar. A nutricionista do Irga ministrou a palestra que abordou os benefícios do consumo do arroz para saúde e uma oficina de demonstração e degustação de preparações feitas à base de farinha de arroz.

Segundo a nutricionista coordenadora da Alimentação Escolar do município, Alessandra Segabinazzi, a palestra da Carolina esclareceu dúvidas das merendeiras em relação à farinha de arroz e trouxe conhecimento sobre o assunto. “Foi uma grande satisfação receber aqui na nossa cidade uma oficina de culinária. Foi muito esclarecedora, rica em conhecimento e informações e de fácil entendimento e acesso”, comenta Alessandra.

O objetivo do treinamento era introduzir o uso da farinha de arroz no cardápio das escolas e, por isso, a nutricionista do Irga ensinou as merendeiras a preparar um bolo de laranja e uma torta de cereais, ambas feitas com farinha de arroz. “O treinamento foi ótimo, muito bem aceito por elas. Elas pretendem colocar a farinha de arroz na merenda escolar e, sempre que possível, elas vão acrescentar preparações com arroz e farinha de arroz nos lanches, por isso, acredito que o treinamento tenha sido importante”, acrescenta Carolina.

Provarroz promove palestra para rede municipal de merendeiras em Alegrete

A farinha de arroz é um produto extremamente rico em nutrientes. Entre os benefícios que podem ser citados, destaca-se que é rico em carboidratos complexos (fonte de energia e de fibras solúveis); proteína mais nobre entre os cereais; ajuda no combate à diabete (liberação gradual do amido); melhora a tolerância à lactose; é regulador intestinal; não contém glúten (ideal para quem sofre de Doença Celíaca); não possui gorduras trans; previne doenças cardiovasculares e possui óleo gama-orizanol (antioxidante). O produto é uma opção para as pessoas que são alérgicas, ou possuem algum tipo de intolerância alimentar.

O treinamento em Alegrete integra as ações do Programa de Valorização do Arroz (Provarroz), desenvolvido pela Diretoria Comercial do Irga, autarquia vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi-RS). Através de ações de marketing e mídia, palestras e outras atividades, o programa busca disseminar informações ressaltando os benefícios do consumo do cereal para saúde da população.

Texto: Julie Moresco da Silva