Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Provarroz realiza atividades em Pelotas

Publicação:

Nutricionista Carolina Pitta com alunos da oficina no turno da noite
Nutricionista Carolina Pitta com alunos da oficina no turno da noite - Foto: Divulgação/Irga

A palestra “Os benefícios do consumo de arroz para a saúde” e a oficina “Receitas com farinha de arroz” foram ministradas pela nutricionista do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Carolina Pitta, na quinta-feira (11), em Pelotas. As ações pertencentes ao Programa de Valorização do Arroz (Provarroz) da autarquia ocorreram em dois turnos (manhã e noite) na faculdade Anhanguera para alunos do curso de nutrição da instituição.

A palestra visa transmitir informações e esclarecer dúvidas referentes às propriedades do arroz e seus coprodutos, abordando a história e origem do cereal, o consumo atual, suas variedades, por exemplo, branco, vermelho, negro e formas de consumo (branco, integral, parboilizado), além de incentivar a ingestão do alimento através da desmistificação de crenças sobre o grão.

Na oficina Carolina demonstra na prática o passo a passo de cada processo de receitas com farinha de arroz (bolo de laranja e bolo mármore) e farelo do cereal (bolo de chocolate e biscoitos), elaborados pela engenheira de alimentos da Irgovel, Drª. Gabriela Lemos Mendes.

Nutricionista Carolina Pitta com alunos da oficina no turno da manhã
Nutricionista Carolina Pitta com alunos da oficina no turno da manhã - Foto: Divulgação/Irga

Carolina destaca a participação dos acadêmicos como ponto fundamental para comunicar questões relacionadas aos alimentos.

“Os alunos do curso de nutrição são multiplicadores importantíssimos para disseminar hábitos saudáveis e boas práticas alimentares para a sociedade. É sempre muito gratificante encontrar estudantes tão interessados e abastecidos pela vontade de influenciar positivamente na saúde e qualidade de vida das pessoas”, completa Carolina.

O Provarroz, que existe desde 2016, já capacitou mais de cinco mil formadores de opinião. O objetivo principal do programa é fomentar o consumo de arroz através do alcance do público com atividades voltadas para estudantes, profissionais da área da saúde, merendeiras, e a comunidade como um todo.

O convite para a realização das atividades foi feito por intermédio da nutricionista e responsável técnica de alimentação escolar da Secretaria de Pelotas, Maria Cristina Ramires e a coordenadora do curso de nutrição da faculdade Anhanguera de Pelotas, Chirle de Oliveira Raphaelli.

Bolo de laranja com farinha de arroz
Bolo de laranja com farinha de arroz - Foto: Divulgação/Irga

Texto: Taís Forgearini

Assessoria de Comunicação

assessoria-comunicacao@irga.rs.gov.br

(51) 3288-0423

 

 

IRGA