Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Provarroz realiza palestra sobre benefícios do arroz na Escola Estadual Paraíba CIEP

Publicação:

20170314143859foto-site3.jpg
Palestra do Provarroz na Escola Estadual Paraíba CIEP - Foto: Julie Moresco da Silva/Irga

Dentro das ações do Programa de Valorização do Arroz (Provarroz), a nutricionista do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Carolina Pitta, realizou na tarde desta quinta-feira (9) uma palestra para os professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental Paraíba CIEP. O convite foi feito pela diretora da escola, Nara Pitta, para integrar a semana de formação dos professores para o início do novo semestre. Ao todo participaram 30 professores. A escola fica na Rua Adão Pinheiro da Silva, 490, no bairro Aberta dos Morros, em Porto Alegre.

O Provarroz é um programa desenvolvido pelo Diretoria Comercial do Irga, autarquia vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi-RS). Através de ações de marketing e mídia, palestras e outras atividades, o programa busca disseminar informações ressaltando os benefícios do consumo do cereal. O arroz é um alimento fonte de energia, contém vitaminas e minerais, Rico em fibras: produz saciedade, favorece redução do peso corporal, contribui com o trânsito intestinal e diminui risco de câncer de cólon.

O programa de valorização trabalha em cima de indicadores, um deles é divulgar os benefícios do consumo do arroz para os formadores de opinião que são profissionais das áreas da saúde, comunicação, gastronomia e educação. Os educadores têm a seu favor o fato de transmitir conhecimento para cerca de 30 alunos por hora aula, no mínimo.

A diretora afirma que é importante essa iniciativa ser realizada dentro da escola. "O professor é um exemplo para o aluno e se nós tivermos consciência de uma boa alimentação, com certeza nós vamos passar isso para o nosso aluno. O que vai ser muito positivo, porque ele vai interagir com a família e vai ser então um divulgador da alimentação saudável", explica.

Provarroz realiza palestra na Escola Estadual Paraíba

Nara é celíaca e explica que para ela arroz é fundamental. "Eu sou muito fã do arrozinho com feijão e sempre que posso como em um restaurante arroz integral. Mas na minha casa acabo fazendo mais arroz branco." Pessoas com doença celíaca têm reação imunológica à ingestão de glúten, uma proteína encontrada no trigo, na cevada e no centeio. Arroz não contém glúten e por isso é a base da nutrição dos celíacos.

Para a professora Marlene Cocolicchio, que também é celíaca, a palestra foi educativa e importante para divulgar informações sobre restrição alimentar. "Nós, professores, temos um papel de grande relevância na difusão desse saber. Quanto mais aprendermos sobre o assunto, mais propriedade teremos para difundir informações corretas", destaca.

A diretora destaca que o que mais chamou a sua atenção, entre os assuntos que foram apresentados na palestra, foi o processo de parboilização. "Muito interessante e muito satisfeita em ver como se parboiliza um arroz e como acontece. Quero deixar desde já as portas abertas para outros momentos, onde a gente possa fazer isso também com alunos e fazer oficinas com os professores", finaliza Nara. 

Quase 30 professores participaram da palestra do Provarroz

Texto: Julie Moresco da Silva

Assessoria de Comunicação

assessoria-comunicacao@irga.rs.gov.br

(51) 3288-0477

IRGA