Provarroz realiza última oficina do ano

Santa Maria   dez 2019
A palestra foi realizada com 35 alunos do 8° e 9° anos da rede municipal de Santa Maria - Foto: Divulgação/Irga

O Programa de Valorização do Arrroz (Provarroz), do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), realizou sua última oficina do ano de 2019. A ação ocorreu na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com a participação de alunos da Escola Rural do Município, durante a última sexta-feira (13).

Após a solicitação do professor da UFSM Enio Marchesan para a secretária de Educação do município, Lucia Madruga, contando com apoio da responsável pelo setor pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, Medianeira Garcia, foi realizada uma oficina e palestra do Provarroz com 35 alunos do 8° e 9° anos da rede municipal de Santa Maria, junto à nutricionista do Irga, Carolina Pitta.

O pedido do professor Marchesan, coordenador da área didática experimental de várzea da UFSM, era que houvesse uma aproximação dos alunos com o meio rural em que o município é destacado. Com isso, a oficina e palestra foi organizada com o objetivo de mostrar os benefícios do arroz para a saúde, como também incentivar o consumo do cereal. Também esteve presente o engenheiro agrônomo Luiz Fernando Siqueira, do 6° Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural do Irga, de Santa Maria.

Sobre as atividades técnicas do Provarroz, o Irga avalia 2019 como um ano muito produtivo. Palestras e oficinas foram ministradas para todos os públicos, mas a área da educação foi a mais contemplada. Dez escolas de diferentes municípios, atingindo 1.000 alunos e 200 merendeiras das redes estadual e municipal de educação, receberam informações sobre os benefícios do Arroz. “É sempre uma satisfação falar sobre este maravilhoso alimento e de seus coprodutos, mas realizar esta atividade para crianças é ainda mais prazeroso, pois elas são receptivas, interessadas e muito curiosas, além de grandes consumidoras de arroz”, comenta a nutricionista do Irga.