Qualidade é o destaque do Irga na 17ª Abertura da Colheita
Publicação:
As duas variedades de maior aceitação pelo consumidor e pela indústria estarão na Vitrine Tecnológica. Novas variedades terão pré-lançamento
O manejo racional da cultura do arroz aplicado às duas variedades que são sinônimo de qualidade na cadeia produtiva, BR IRGA 409 e IRGA 417, serão enfatizadas pelos pesquisadores do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) na Vitrine Tecnológica da 17a Abertura Oficial da Colheita do Arroz. O Instituto trabalha na valorização das marcas que são "top" de qualidade e aceitação pelo consumidor e a indústria, com remuneração em até R$ 2,00 sobre o preço das outras variedades, em determinadas regiões gaúchas.
Também haverá apresentação de novas informações sobre o Sistema Clearfield, que conjuga o herbicida seletivo Only, da Basf, e a variedade Irga 422CL. O programa permite a eliminação em índices elevados da principal invasora da orizicultura, o arroz vermelho, e algumas ervas daninhas secundárias.
NOVIDADES - O Irga apresentará as novas variedades IRGA 423 e IRGA 424, que serão lançadas oficialmente no Dia de Campo do Arroz Irrigado, dia oito de março, na Estação Experimental do Arroz (EEA/IRGA), em Cachoeirinha (RS).
O engenheiro agrônomo do Irga, em São Gabriel, Getúlio Lázaro de Morais, integra a Comissão Técnica do evento e acompanha diariamente os trabalhos de manejo da Vitrine Tecnológica. Segundo ele, o desenvolvimento dos experimentos está acima do esperado pelas boas condições de clima.
Cleiton Santos / Especial