Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Semana com chuva de baixo acumulado no RS

Publicação:

Monitoramento Climático - Chuva
>
Por SOMAR METEOROLOGIA

A chuva retornou ao Rio Grande do Sul neste domingo (26), mas o acumulado foi baixo na maior parte dos municípios. Destacamos 53 milímetros em Santiago, 28mm em Arroio do Tigre e 23mm em Nova Palma. Todos os demais acumulados ficaram abaixo dos 20mm.

Um bloqueio atmosférico mantém as frentes frias paradas entre a Argentina e o Uruguai, onde há previsão de acumulado acima dos 50mm nesta semana. No RS, a chuva ainda será irregular. Algumas áreas do Oeste e Norte gaúchos receberão mais de 20mm em sete dias, mas boa parte do Estado ainda terá acumulado baixo. Atenção aos ventos fortes, acima dos 60 quilômetros por hora, especialmente ao longo da costa.

Somente no decorrer da semana que vem, a chuva se tornará mais abrangente com acumulado entre 25mm e 50mm em todo o Rio Grande do Sul. Junto com a chuva, vem acentuado declínio da temperatura entre a primeira e segunda semana de maio.

Mapa
Mapas meteorológicos para a Região Sul - Foto: Reprodução/Somar

 

CONFIRA A PREVISÃO PARA AS SEIS REGIONAIS

Fronteira Oeste

Semana com pancadas de chuva alternadas com períodos de tempo nublado. Embora não seja abrangente, municípios da região receberão acumulado entre 10mm e 20mm. Atenção para rajadas de vento acima dos 50km/h na terça-feira (28). Temperatura em declínio chegando aos 12°C na madrugada de domingo (3). Risco de granizo no próximo fim de semana com a baixa temperatura.

Campanha

Semana com chuva de baixo acumulado entre segunda (27) e quarta-feira (29). Atenção para ventos acima dos 50km/h nas próximas 24 horas. A partir da quinta-feira (30), o tempo seco e frio predomina. A temperatura mínima cai até os 7°C na madrugada do próximo domingo (3). Na noite desse mesmo dia, a chuva retorna com risco de granizo pela baixa temperatura.

Central

Chuva fraca alternada com períodos de tempo nublado até a sexta-feira (1º). Mesmo com tantos dias com potencial para chuva, o acumulado será baixo. Temperatura em declínio com mínima de 10°C no sábado (2) e no domingo (3). A chuva retorna a partir da tarde do domingo e, em função da baixa temperatura, há risco de granizo.

Planície Costeira Interna

Semana com chuva de baixo acumulado entre segunda (27) e quarta-feira (29). Atenção para ventos acima dos 50km/h nas próximas 24 horas. A partir da quinta-feira (30), o tempo seco e frio predomina. A temperatura mínima cai até os 10°C a partir da madrugada de quinta-feira. Na noite desse mesmo dia, a chuva retorna com risco de granizo pela baixa temperatura.

Planície Costeira Externa

Chuva fraca alternada com períodos de tempo nublado até a sexta-feira (1º). Mesmo com tantos dias com potencial para chuva, o acumulado será baixo. Atenção para ventos fortes com rajadas acima dos 50km/h nesta segunda-feira (27). Temperatura em declínio com mínima de 14°C no sábado (2) e no domingo (3). A chuva retorna a partir da noite do domingo e, em função da baixa temperatura, há risco de granizo.

Zona Sul

Semana com chuva de baixo acumulado entre segunda (27) e quarta-feira (29). Atenção para ventos acima dos 50km/h nas próximas 24 horas. A partir da quinta-feira (30), o tempo seco e frio predomina. A temperatura mínima cai até os 8°C na madrugada do próximo sábado (2). Na noite desse mesmo dia, a chuva retorna com risco de granizo pela baixa temperatura.

IRGA