Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Seminário do Irga abre Expocamaquã 2022

Publicação:

WhatsApp Image 2022 05 10 at 15 12 55
Rodrigo Machado falou na abertura da Expocamaquã 2022 - Foto: Igor Garcia/Irga
Por IGOR GARCIA

O Instituto Rio Grandense do Arroz realizou nesta segunda-feira (9) seminário na abertura da Expocamaquã 2022. A feira, que iniciou as atividades nesta segunda e termina no domingo (15), ocorre no Parque de Exposições Dorval Ribeiro, no município de Camaquã.

Durante o dia, foi realizado curso de Aguador de Arroz Irrigado, promovido pelo Irga, AUD e Associação dos Arrozeiros de Camaquã, com o apoio do Sindicato Rural de Camaquã e Arambaré. Na primeira manhã de Expocamaquã, como complemento ao curso e tema - "A Primeira Recorrida" promoveu troca de experiências entre alunos e a promoção de novos conhecimentos.

O presidente do Irga, Rodrigo Machado, fez a abertura oficial da feira trazendo um panorama com as principais ações e projeções do Irga para o ano de 2022.

"Como camaquense é uma grande honra fazer a abertura da nossa tradicional Expofeira, hoje, Expocamaquã, falando para produtores, servidores, parceiros e amigos. Trouxemos um apanhado das principais ações da nossa estão frente ao Irga e a importância de um tema que é vital para nossa autarquia, a valorização dos nossos servidores."

O seminário do Irga tratou de diversos temas importantes durante a noite. Glacielle Barbosa Valente, engenheira agrônoma e pesquisadora do Irga, falou sobre cobertura de outono inverno no manejo da fertilidade do arroz. Outro atração do seminário foi o painel "Novos Caminhos para o Arroz Irrigado", que contou com a participação dos painelistas Glacielle Barbosa Valente, pesquisadora do Irga, os orizicultores sementeiros Betânia Longaray Fonseca (Sementes Rancho King), Marina Longaray Buchaim (Sementes Capão Grande) e Roberto Longaray Jaeger (Sementes Terra Dura), José Carlos Gross (PGD Engenharia). O painel foi mediado chefe do 3° NATE Camaquã, Marcelo Ely. Os produtores empreendedores falaram de manejo, sementes, produtos, produção, sistemas agrodigitais, produtos biológicos, proteção, tecnologias entre outros temas.

WhatsApp Image 2022 05 10 at 15 12 58
Painel "Novos Caminhos para o Arroz Irrigado" - Foto: Igor Garcia/Irga

"Saímos daqui renovados com a certeza de que nosso trabalho contribuído bastante com nossa cadeia produtiva. Feliz por poder ver e sentir o quão importante nosso instituto para nossos produtores" salientou Marcelo Ely.

O produtor rural Rodholpo Bartz e a Camil Alimentos foram os grandes homenageados da noite recebendo destaque por suas histórias, seus trabalhos e atuações junto a comunidade.

No encerramento do primeiro dia de atividades da Expocamaquã 2022 o tradicional jantar da culinária do Irga.

IRGA