Servidor do Irga recebe prêmio pelo trabalho da autarquia na enchente de maio
Publicação:
O servidor do Irga Ênio Coelho, coordenador da região Central, recebeu na tarde desta segunda-feira (28) o “Prêmio de Reconhecimento Funcional - Todos pela reconstrução do Rio Grande”, em solenidade realizada no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrrari (Caff). Com as participações do governador Eduardo Leite e da secretária Danielle Calazans (Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão), a cerimônia ocorreu dentro da programação da Semana do Servidor 2024.
A distinção foi criada para homenagear a estrutura dos órgãos do governo estadual, cada um representado por um servidor, pela atuação diante das enchentes de maio. Conforme a SPGG, o prêmio objetiva reconhecer e valorizar o esforço e a dedicação dos servidores do governo estadual diante da calamidade. Graças à coragem das equipes, mais de 80 mil pessoas e 12 mil animais foram resgatados durante as enchentes de abril e maio.
Coelho recebeu a distinção em nome de todos os servidores do Irga por suas atuações durante a catástrofe climática do início do ano. A Depressão Central, onde o servidor está lotado, foi a regional arrozeira mais atingida pelas inundações, apesar da safra 2023/2024 já estar com mais de 90% da área colhida quando do ocorrido. Também foi reconhecido pelo gerenciamento da Barragem do Capané, para mantê-la segura durante os momentos de crise, e ainda por ter coordenado o minucioso trabalho de levantamento dos prejuízos na região Central logo após as cheias.
“Embora tenha sido o meu nome escolhido, levo comigo todos os colegas junto, porque cada um tem uma parte nisso. Cada um poderia estar neste lugar, nesse momento, então isso é muito claro. A instituição Irga é gigante e tem entregado bastante. Para a gente, que é da casa e que recebe ou vê um colega recebendo algo desse nível, dessa magnitude, é de muita alegria, de muita satisfação. Então, penso que é mais ou menos por aí o espírito público. E é isso que me chama, que me motiva, que memantém”, explica Coelho.
O presidente Rodrigo Warlet Machado destaca a participação das equipes do instituto no episódio. “O Irga esteve ao lado do produtor neste momento crítico, principalmente na região Central. Após as inundações, elaboramos pesquisa junto ao atingidos para levantarmos as principais necessidades. E passamos a agir a partir disso. Ênio Coelho foi escolhido por ter coordenado os trabalhos de apoio aos orizicultores”, relata Machado.
Uma das atrações da solenidade foi a apresentação do Coral do Servidor do Estado do Rio Grande do Sul (CORES), na abertura do encontro.