Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Dia de Campo reúne grande público na Estação Experimental do Arroz, em Cachoeirinha

Sistema Arroz RS14 foi lançado durante o evento

Publicação:

Grupo de produtores visitando a Estação Experimental do Arroz, em Cachoeirinha.
Grupo de produtores visitando a Estação Experimental do Arroz, em Cachoeirinha. - Foto: Luís André/Secom

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) realizou, nesta quinta-feira (30), seu tradicional Dia de Campo, na Estação Experimental do Arroz em Cachoeirinha, reunindo produtores, técnicos e autoridades do setor agrícola. Ao todo, cerca de 1.200 pessoas participaram desta edição.

Com o tema “a resiliência dos sistemas de produção em terras baixas”, a atividade destacou a importância de adaptar os sistemas agrícolas para enfrentar os desafios climáticos e ambientais. Com estações técnicas e oficinas, foram apresentadas aos visitantes as principais práticas de manejo de diferentes culturas em sincronia, os principais avanços na lavoura em termos de sustentabilidade, apresentação da genética Irga, entre outros.

O Dia de Campo foi marcado pelo lançamento do Sistema Arroz RS14, inovação que promete revolucionar a produção de arroz no Rio Grande do Sul. Segundo Luiz Fernando Siqueira, gerente da Divisão de Assistência Técnica e Extensão Rural, o Sistema Arroz RS14 consiste em um conjunto de práticas e tecnologias que visam aumentar a eficiência e a sustentabilidade da produção. “Ele vai ajudar a aumentar a eficiência e a sustentabilidade da produção de arroz, o que é fundamental para o futuro do setor", avalia Siqueira.

Para Rodrigo Warlet Machado, presidente do Irga, o Dia de Campo evidencia o comprometimento do instituto com a pesquisa e a extensão. “O Irga sempre foi protagonista e nós estamos devolvendo essa percepção”, explica Machado, destacando o comprometimento da entidade com a sustentabilidade e as boas práticas ambientais.

O gestor agradeceu o apoio do Governo do Estado, da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), das entidades, dos apoiadores e dos servidores que trabalharam na realização do Dia de Campo. “Mais uma vez o Dia de Campo é um sucesso, cumprindo o seu papel: apresentar aos produtores o trabalho desenvolvido pela entidade”, afirma o presidente.

 

Dia de Aprendizado

O produtor Pedro Paulo Barbosa, de Palmares do Sul, viajou cerca de 6 horas para participar do evento. Mesmo com a distância, o produtor acredita que a participação no Dia de Campo é importante para melhorar as práticas na lavoura. “É um dia de aprendizado, sempre aprendo nas atividades do Irga”, comenta o produtor.

O conselheiro da autarquia e produtor de Cacequi, Paulinho Meneguetti, enfrentou quase 7 horas de viagem estar presente na atividade. “Sempre vale a pena participar dos Dias de Campo, os produtores não podem perder, porque aqui sempre aprendemos coisas novas”, avalia Meneguetti.

IRGA