Servidor do Irga será homenageado na 33ª Abertura da Colheita

Ricardo Losekann
Ricardo Losekann é servidor do Irga há 39 anos - Foto: Sérgio Pereira/Irga

O servidor do Irga Ricardo Losekann será um dos homenageados por parte da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) durante a 33ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, que ocorrerá de 14 a 16 de fevereiro em Capão do Leão (RS).

Ele receberá a tradicional “Pá do Arroz” ao lado do prefeito de Capão do Leão (RS), Vilmar Motta Schmitt, como “Amigos da Lavoura”. Também receberão a distinção: Ladislau Horner Silveira, como “Produtor Destaque”; Luis Antonio de Leon Valente, “Homenagem Especial”; José Fernando Piva Lobato, na categoria “Técnico Federal”; Wilson José Mateo Dornelles, “Placa de Reconhecimento”; Danilo Sant’Anna, “Destaque Integração Lavoura Pecuária”; professor e consultor do Irga Paulo Régis Ferreira da Silva, “Destaque Técnico”; Sergio Augusto Giuliani Filho, “Lavoura Nota 10”; a diretora da Federarroz Clarissa Rohde Lopes Peixoto, “Produtora Destaque”; e Angela Azevedo Velho, “Amiga da Lavoura”. Haverá ainda uma homenagem póstuma para o produtor Walter Arns, de Uruguaiana, falecido no ano passado.

Losekann, casado com Gessilda Losekann, pai de Thales Losekann, é nascido em Vera Cruz, em 1954, e possui graduação em Letras Português/Inglês pela Fundação Educacional do Baixo São Francisco (Penedo/Alagoas) e curso técnico em Agropecuária pelo Colégio Teutônia (Estrela/RS). Ele vem colaborando para o crescimento e desenvolvimento da orizicultura gaúcha como funcionário do Irga desde 1984. Atuou durante oito anos no Projeto Irrigado, nos perímetros irrigados de Boacica e Itiúba (Alagoas). Em 1992, retornou ao Rio Grande do Sul para exercer atividades na Divisão de Pesquisa do Irga, em Cachoeirinha, no cargo de técnico agrícola, dando suporte desde o preparo do solo até a entrega de resultados, nas diversas Estações Experimentais d autarquia. Participa ativamente na organização da Abertura da Colheita do Arroz desde 1993.

A homenagem ocorrerá às 19 horas do dia 14 de fevereiro durante a 33ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, que será realizada na Estação Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão. O evento é uma realização da Federarroz, com a correalização da Embrapa e Senar/RS e patrocínio do Irga e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. “Arrozeiros como produtores multissafras” será o tema da edição deste ano.