Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Setor de Eventos do Irga cumpre maratona do Provarroz durante a Semana Arrozeira de Alegrete

Publicação:

20160608112344alegrete1-site.jpg
Mais de 100 mulheres participaram dos cursos e palestras - Foto: Divulgação Irga

Foram aproximadamente 600 quilômetros rodados, mais de 100 pessoas nos cursos e em torno de mil nas degustações. Assim pode ser resumida a participação da Equipe de Eventos do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), uma verdadeira maratona de cursos e palestras do Programa de Valorização do Arroz (Provarroz), realizada durante a 9ª Semana Arrozeira de Alegrete, que ocorreu de 30 de maio a 3 de junho.

Na atividade proposta, foram visitadas cinco comunidades rurais de Alegrete e Quaraí, consideradas pólos educacionais, que receberam atividades voltadas especialmente à importância da água e à vida no campo.  A iniciativa da Associação dos Arrozeiros de Alegrete, responsável pela organização do evento, visa levar informação e desenvolvimento para estas regiões. A programação contou ainda com a participação da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/RS), Emater/RS, Comitê da Bacia do Rio Ibicuí e Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV).

Palestras abordaram os benefícios do arroz à saúde

As oficinas ministradas pela nutricionista do Irga, Cleusa Amaral, envolveram principalmente as mulheres das comunidades do Angico, Rincão de São Miguel, Conceição e Durasnal, em Alegrete e em Quaraí. Mas os maridos e filhos, que participavam de outras atividades paralelas, faziam questão de comparecer para as degustações dos pratos preparados durante os cursos, como bolos, tortas doces e salgadas elaborados com arroz e 100% de farinha de arroz. Ao final das atividades, era oferecido arroz cremoso com legumes quentinho, a todos os participantes antes do regresso para casa.

Oficinas foram ministradas em cinco comunidades rurais

Durante as palestra foram ensinadas e demonstradas diferentes possibilidades de utilização do arroz no preparo dos alimentos.  O principal destaque enfatizado pela nutricionista, são os benefícios do cereal à saúde humana, como auxiliar no tratamento da diabetes, melhorar a tolerância à lactose, excelente regulador intestinal, alimento livre de gorduras trans, prevenção de doenças cardiovasculares, não contém glúten e auxiliar no combate à osteoporose, entre outros.

Conforme a nutricionista, que realiza ações semelhantes em universidades e junto a formadores de opinião, através do Programa de Valorização do Arroz (Provarroz), a receptividade das participantes foi excelente. “Elas se sentiram motivadas para criar seus próprios pratos”, conta.

 

Receptividade

Um dos polos visitados fica distante 49 quilômetros do centro de Alegrete, na localidade da Conceição. As atividades se desenvolveram na Escola Municipal de Educação Básica Murilo Nunes de Oliveira, que atende 263 alunos desde o nível A da Educação Infantil até o último ano do Ensino Médio.  Segundo a diretora, Ana Lúcia Pacheco, a programação rural da Semana Arrozeira fornece conhecimento aos alunos sobre o trabalho realizado pelos pais. “Ao trazer para a escola cursos, palestras, informações e divertimento, o evento ajuda na formação dos alunos que têm suas raízes na zona rural. Por mais atrativa que seja a cidade, a maioria quer permanecer no campo”, destaca.

Para a coordenadora pedagógica do Polo da Conceição, Lilian Silveira de Almeida, neste ano houve uma evolução no número de pais participantes em relação às edições anteriores, o que considera uma conquista. Lilian destaca que esta iniciativa tem muito a acrescentar no cotidiano deles. “As próprias professores também aprendem,” salienta.

A Semana Arrozeira é realizada pela Associação dos Arrozeiros de Alegrete com co-participação da Unipampa e tem o patrocínio do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Sicredi, Fertilizantes Heringer, Super Tratores, CAAL, Kepler Weber e Caixa Econômica Federal. Mais informações sobre o evento estão no site www.semanaarrozeira.com.br.

 

Texto: Luciara Schneid com informações de Rejane Costa/AgroEffective/Federarroz

 

Assessoria de Comunicação

luciara-schneid@irga.rs.gov.br

(51) 3288-0455

IRGA