Soja em áreas de arroz cresceu 205% em dez anos

Mapa 15 06 21

A cultura da soja em rotação com arroz irrigado no Estado novamente registrou crescimento. Nesta safra 2020/2021, foram colhidos 370.594 hectares, o que representa 39,2% da área de arroz no Rio Grande do Sul (945.971 ha). O levantamento mostra que houve um crescimento de 205,8% na área nos últimos dez anos (na relação com os 121.166 ha da safra 2011/2012).

Os números apurados pelos extensionistas do Instituto Rio Grandense do Arroz revelam ainda um aumento de 8,62% na comparação com a área de soja da safra anterior (341.188 ha).

“Esse crescimento se deu em função da evolução da macro e micro drenagem das propriedades com mais investimentos, bem como o surgimento de novas tecnologias, como o RTK (Real Time Kinematic, ou posicionamento cinemático em tempo real), minimizando as perdas por excesso hídrico que ainda ocorrem, porém com menor frequência. A soja é a principal alternativa utilizada pelos produtores gaúchos que procuram rotacionar modos de ação de herbicidas e assim, consequentemente, manejar a resistência de plantas daninhas”, afirma o coordenador da regional Zona Sul do Irga, engenheiro agrônomo André Matos.

Destaques soja em áreas de arroz

A Zona Sul segue como a regional orizícola com a maior área com soja, registrando 99.779 ha nos 163.208 ha de arroz desta safra (61%). Em percentual, a região da Campanha tem a maior fatia: 72% (91.853 ha de soja para 127.727 ha de arroz).

“Além de outros ganhos importantes para o sistema de produção de arroz, a soja vem se destacando pela sua contribuição na expansão da Integração lavoura-pecuária, oportunizando a implantação de pastagens no inverno, utilizadas com gado entre a colheita da soja e a semeadura do arroz, intensificando cada vez mais os processos produtivos nas propriedades das seis regiões arrozeiras gaúchas”, complementa Matos.

Histórico soja em áreas de arroz

Outro dado positivo diz respeito à produtividade, que segue em evolução. Nesta safra 2020/2021, foram registradas 52,3 sacas (de 60 kg) por hectare. Em relação à safra anterior (31,8 sc/ha), o crescimento foi de 65%. Até então, a maior produtividade era da safra 2016/2017, com 44,3 sc/ha.

O cenário detalhado da safra 2020/2021 será divulgado no Relatório Final de Safra do Irga, que deverá ser divulgado no início de agosto.