Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Tardes quentes e pancadas de chuva nesta semana

Publicação:

monitoramento climático calor
Monitoramento-climatico-calor.jpg
Por SOMAR METEOROLOGIA

Os últimos sete dias foram marcados por grande alternância nas condições do tempo no Sul do Brasil. Tivemos temperaturas máximas elevadas e até uma onda de frio branda nos primeiros dias de janeiro, mas sem danos às culturas.

Com relação às chuvas, a distribuição foi muito irregular, com acumulados de menos de 10 milímetros. Atualmente, com a semeadura já implantada no Rio Grande do Sul, os índices de umidade do solo estão atualmente na marca dos 40 a 50% no Centro, Sul e Planícies.

Para os próximos sete dias, segue a condição tropical, ou seja, calor e pancadas de chuva nas áreas produtoras. Entre terça (5) e quinta-feira (7) dessa semana, a formação de áreas de baixa pressão atmosférica que se alimentam da umidade da Amazônia vão trazer chuva forte com trovoadas, ventania e eventual granizo. Mesmo assim, a Metade Sul gaúcha tem chuva menos volumosa e frequente, com acumulados abaixo dos 20mm.

A tendência de umidade no solo é de continuar no mesmo patamar nesta semana na maior parte do Estado, exceto na Zona Sul onde há possibilidade de incremento de até 10%. Posteriormente, os modelos atmosféricos indicam a migração das áreas de chuva para o Centro-Norte do País. Assim, mesmo que a chuva não cesse completamente no Sul, acontece de forma muito irregular e com acumulados baixos nas próximas duas semanas, em meio a temperaturas elevadas.

Mapa
Mapas meteorológicos para a Região Sul - Foto: Reprodução/Somar

CONFIRA PREVISÃO PARA REGIÕES ARROZEIRAS

Fronteira Oeste

Semana quente na Fronteira Oeste. A chuva começa a se espalhar em meados da semana com trovoadas, mas de forma muito irregular pegando uma ou outra área produtora com acumulados abaixo de 10mm. Destaque para as temperaturas máximas elevadas no período com valores acima dos 36ºC. Além disso, especialmente na quarta-feira (6) tem previsão de rajadas de vento moderados a fortes.

Campanha

Semana quente na região da Campanha. A chuva começa a se espalhar em meados da semana com trovoadas, mas de forma muito irregular pegando uma ou outra área produtora com acumulados entre 5 a 15mm. Destaque para as temperaturas máximas elevadas no período com valores acima dos 35ºC. Além disso, especialmente na quarta-feira (6) tem previsão de rajadas de vento moderados a fortes.

Central

Semana quente na região centra. A chuva começa a se espalhar em meados da semana com trovoadas e eventual queda de granizo, mas de forma muito irregular pegando uma ou outra área produtora com acumulados abaixo de 10mm. Destaque para as temperaturas máximas elevadas no período com valores acima dos 36ºC. Além disso, especialmente na quarta-feira (6) tem previsão de rajadas de vento fortes.

Planície Costeira Interna

Semana quente na região da Planície Costeira Interna. A chuva começa a se espalhar em meados da semana com trovoadas, mas de forma muito irregular pegando uma ou outra área produtora com acumulados entre 10 a 25mm. Destaque para as temperaturas máximas elevadas no período com valores acima dos 33ºC. Além disso, especialmente na quarta-feira (6) tem previsão de rajadas de vento moderados a fortes.

Planície Costeira Externa

Semana quente na região da Planície Costeira Externa. A chuva começa a se espalhar em meados da semana com trovoadas, mas de forma muito irregular pegando uma ou outra área produtora com acumulados entre 10 a 25mm. Destaque para as temperaturas máximas elevadas no período com valores acima dos 33ºC. Além disso, especialmente na quarta-feira (6) tem previsão de rajadas de vento moderados a fortes.

Zona Sul

Semana quente na Zona Sul. A chuva começa a se espalhar em meados da semana com trovoadas, mas de forma muito irregular pegando uma ou outra área produtora com acumulados entre 10 a 25mm. Destaque para as temperaturas máximas elevadas no período com valores acima dos 35ºC. Além disso, especialmente na quarta-feira (6) tem previsão de rajadas de vento moderados a fortes.

IRGA