Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Técnicos da Depressão Central e Planície Costeira Externa recebem capacitação

Publicação:

20150710172042img-3477-site-1.jpg
Em grupos, servidores montaram plano de trabalho - Foto: Sérgio Pereira/Irga

As Coordenadorias Regionais da Depressão Central e da Planície Costeira Externa foram as primeiras a passar pelo Programa de Capacitação do Corpo Técnico dos Nates/Regionais/Dater do Instituto Rio Grandense do Arroz. Dos dias 8 a 10, os engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas da autarquia participaram de cursos de relações interpessoais voltado à extensão rural e discutiram estratégias de planejamento. O encontro ocorreu no Hotel Imperador em Rio Pardo e reuniu 33 servidores do Irga das duas regionais.

As atividades desta semana envolveram servidores que prestam assistência técnica em 58 cidades gaúchas com lavouras orizícolas. Foram 30 municípios da área da Planície Costeira Externa: Santo Antônio da Patrulha, Arroio do Sal, Campo Bom, Capão da Canoa, Caraá, Glorinha, Imbé, Maquiné, Osório, Parobé, Rolante, Sapiranga, Taquara, Terra de Areia, Tramandaí, Xangrilá, Viamão, Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Esteio, Gravataí, Porto Alegre, Palmares do Sul, Capivari do Sul, Balneário Pinhal, Cidreira, Mostardas, São José do Norte e Tavares. E mais 28 da Depressão Central: Cachoeira do Sul, Rio Pardo, Pântano Grande, Encruzilhada do Sul (parte norte), Santa Maria, Dilermando de Aguiar, São Martinho da Serra, Restinga Seca, Faxinal do Soturno, São João do Polêsine, São Sepé, Vila Nova do Sul, Candelária, Cerro Branco, Vale do Sol, Novos Cabrais, Caçapava do Sul, Lavras do Sul (parte leste), Piratini, Santana da Boa Vista, São Pedro do Sul, Mata, Toropi, Formigueiro, Agudo, Dona Francisca, Nova Palma e Paraíso do Sul.

Guinter Frantz encerrou os trabalhos

O programa de capacitação foi elaborado pela Diretoria Técnica, por meio da Divisão de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater), com apoio das duas coordenadorias regionais envolvidas e do 5º Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nate) de Rio Pardo. O gerente da Dater, Athos Gadea, explica que o objetivo do programa é capacitar os engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas tendo em vista as atuais demandas da cadeia produtiva do arroz e ainda levando em conta a renovação do quadro de servidores do Irga, após o concurso de 2013. “Principalmente no que se refere a informações e acessos a novas tecnologias”, complementa Gadea. Ele acrescenta que o programa busca soluções para se atingir melhores resultados na lavoura e ainda traçar diagnósticos para cada município, identificando as necessidades dos produtores rurais locais e seus problemas atuais.

Athos Gadea (esquerda), gerente da Dater

Participaram das atividades o consultor Luís Antonio de Leon Valente, ministrante do curso, além do coordenador regional da Fronteira Oeste, Ivo Mello, que falou especialmente sobre gerenciamento correto da bacia hidrográfica. O presidente do Irga, Guinter Frantz, acompanhou os trabalhos no terceiro dia. “Isso é o início. Teremos mais encontros como esse. O foco é o de fazer um Irga melhor, um Irga novo, com tecnologia, treinamento, cursos. E depois levar todo esse conhecimento de volta para o campo, para o produtor rural”, disse Frantz aos participantes.

Valente (de pé) com um dos grupos de trabalho

Nos dias 14 a 16 deste mês o mesmo programa será aplicado aos servidores do Irga das coordenadorias da Campanha e da Fronteira Oeste, na sede da Universidade Federal do Pampa-Unipampa (Sala 101), em Alegrete. Na semana seguinte, nos dias 21, 22 e 23, será a vez das coordenadorias da Planície Costeira Interna e da Zona Sul, na sede do Sindicato Rural de São Lourenço do Sul (Rua Coronel Alfredo, 244, Centro).

Texto: Sérgio Pereira

Assessoria de Comunicação

sergio-silva@irga.rs.gov.br

Fone: (51) 3288-0391

IRGA