Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Tempo seco e temperatura em elevação no RS

Publicação:

>
>
Por SOMAR METEOROLOGIA

Com o afastamento das frentes frias para o Sudeste, a precipitação enfraqueceu sobre o Rio Grande do Sul. Nos últimos sete dias, boa parte das áreas produtoras não receberam precipitação e a temperatura ficou mais baixa. Na Campanha, a região de Dom Pedrito registrou 6°C na terça-feira passada (6) e algo em torno dos 8,5°C no fim de semana.

A partir de agora, a umidade da Amazônia será compartilhada entre as frentes frias que passam pelo Rio Grande do Sul e pelos sistemas meteorológicos tropicais do Sudeste e Centro-Oeste resultando em eventos de chuva mais espaçados ou mais fracos.

Até o fim de semana, o tempo permanecerá seco e com temperatura em elevação. Somente na semana que vem há previsão de chuva sobre as áreas produtoras da Metade Sul do Rio Grande do Sul.

Mapa
Mapas meteorológicos para a Região Sul - Foto: Reprodução/Somar

 

CONFIRA PREVISÃO PARA REGIÕES ARROZEIRAS

Fronteira Oeste

Tempo seco, ensolarado e temperatura em elevação na Fronteira Oeste. A chuva retornará apenas a partir do próximo sábado (17) com acumulado entre 10mm e 35mm em seis dias (expectativa de acumulado de chuva mal distribuído nos municípios da Fronteira Oeste). As rajadas de vento do quadrante sul devem alcançar 45km/h na quinta-feira da semana que vem (22). A temperatura sobe devagar. A mínima na madrugada desta terça (13) alcançou pouco mais de 10°C e a máxima chegará aos 26°C à tarde. Até a segunda-feira que vem (19), esperam-se termômetros entre 20°C e 35°C. No sábado, a chuva deverá vir acompanhada de muitas trovoadas e eventual queda de granizo.

Campanha

Tempo seco, ensolarado e temperatura em elevação na Campanha. A chuva retornará apenas a partir do próximo domingo (18) com acumulado entre 15mm e 25mm em cinco dias. As rajadas de vento do quadrante sul devem passar dos 50km/h na quinta-feira da próxima semana (22). A temperatura sobe devagar. A mínima na madrugada desta terça (13) alcançou pouco menos de 10°C e a máxima chegará aos 22°C à tarde. Até a segunda-feira que vem (19), esperam-se termômetros entre 18°C e 31°C.

Central

Tempo seco, ensolarado e temperatura em elevação na Região Central. A chuva retornará apenas a partir do próximo sábado (17) com acumulado entre 25mm e 35mm em seis dias. As rajadas de vento do quadrante leste devem alcançar 45km/h entre a quinta (15) e sexta-feira desta semana (16). A temperatura sobe devagar. A mínima nesta madrugada alcançou pouco mais de 10°C e a máxima chegará aos 25°C à tarde. Até a segunda-feira que vem (19), esperam-se termômetros entre 18°C e 34°C. No domingo (18), a chuva deverá vir acompanhada de muitas trovoadas e eventual queda de granizo.

Planície Costeira Interna

Tempo seco, ensolarado e temperatura em elevação na Planície Costeira Interna. A chuva retornará apenas a partir do próximo sábado (17) com acumulado entre 10mm e 35mm em seis dias (expectativa de acumulado de chuva mal distribuído nos municípios da Planície Costeira Interna). As rajadas de vento do quadrante leste devem alcançar 45km/h entre a sexta-feira (16) e o sábado desta semana (17). A temperatura sobe devagar. A mínima na madrugada desta terça (13) alcançou pouco mais de 13°C e a máxima chegará aos 23°C à tarde. Até a segunda-feira que vem (19), esperam-se termômetros entre 17°C e 29°C.

Planície Costeira Externa

Tempo seco, ensolarado e com temperatura em elevação na Planície Costeira Externa. A chuva retornará a partir do fim de semana, mas o acumulado será baixo, inferior aos 10mm em seis dias, na maior parte das áreas produtoras. A temperatura sobe devagar. Nesta terça-feira (13), os termômetros variam entre 14°C e 23°C na Região Metropolitana de Porto Alegre. Já na segunda-feira que vem (19), a mínima alcança 19°C e a máxima passa dos 30°C. A sexta-feira (16) será o dia mais ventoso com rajadas de leste com pouco mais de 40km/h.

Zona Sul

Tempo seco com sol entre nuvens e temperatura em elevação na Zona Sul. A chuva retornará a partir do domingo (18) com acumulado bastante irregular entre os municípios, variando desde os 5mm até os 25mm em cinco dias. As rajadas de vento de sul alcançam quase 60km/h na quarta-feira da semana que vem (21). A temperatura eleva-se gradativamente. Nesta terça-feira (13), os termômetros variam entre 11°C e 19°C. Na segunda-feira que vem (19), a temperatura oscilará entre 17°C e 28°C.

IRGA