Alunos da UFCSPA aprendem sobre os benefícios do arroz com nutricionista do Irga

20161024170528site3.jpg
Após a palestra, os alunos puderam utilizar a farinha de arroz na produção de bolos - Foto: Sara Kirchhof/Irga

Na última sexta-feira (21), foi a vez dos alunos do Curso de Tecnologia em Alimentos da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), conhecerem os benefícios do consumo do arroz para a saúde.

A turma do terceiro semestre recebeu a nutricionista do Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA), Carolina Pitta, que levou até a universidade o Programa de Valorização do Arroz (Provarroz). “Para que o consumo do arroz cresça, além da comunidade em geral, é importante que os multiplicadores de informação, como estudantes e profissionais que atuam na área da saúde e na área de alimentos, também sejam informados e incentivados”, avaliou a nutricionista, que trabalha há quase 15 anos com alimentação.

O Provarroz conta com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio Grande do Sul (Senar-RS), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-RS), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Federação das Associações de Arrozeiros do Estado (Federarroz) e Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul).

A palestra foi apresentada aos alunos do Curso de Tecnologia em Alimentos

A professora da disciplina de Tecnologia de Cereais, Raízes e Tubérculos, Poliana Gurak, é quem está trabalhando com o assunto entre os alunos. “Durante o semestre, eles estão aprendendo sobre o grão e o seu processamento e como o Irga tem um amplo trabalho de conhecimento e pesquisa, decidimos trazer esta palestra aos alunos, contribuindo e enriquecendo a formação de todos eles”, explicou a professora.

De acordo com os dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), as mudanças no estilo de vida dos brasileiros, como maior participação da mulher no mercado de trabalho, vêm resultando em uma queda no consumo nacional do arroz, o que está contribuindo para o aumento nos índices de obesidade, pois a população acaba optando, muitas vezes, por alimentos prontos.

A obesidade gera um custo de R$ 458 milhões por ano aos cofres públicos em atendimentos, medicamentos e internações realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), pois costuma vir acompanhada de doenças como: diabetes, hipertensão arterial, problemas de articulação, entre outras. Hoje, mais da metade da população brasileira (53,9%) está acima do peso.

A nutricionista do Irga esclareceu que o arroz é um alimento altamente nutritivo, além de ser livre de gordura trans e não conter glúten e, por se tratar de um alimento do grupo dos carboidratos, é uma importante fonte de energia para organismo. Informações que surpreenderam alguns alunos como a Rebecca Souza, de 25 anos. “O ponto mais importante foi poder perceber outro lado do arroz, porque eu mesma sempre cortava o alimento nas minhas refeições, achando que ele poderia aumentar o meu índice glicêmico, quando na verdade o que acontece é o contrário”, explicou.

Na cozinha experimental da universidade, os alunos acompanharam e auxiliaram na produção de um bolo de laranja e de uma torta de legumes feitos à base de farinha de arroz, degustados pela turma da aula.

Nutricionista ensina a fazer bolo de laranja à base de farinha de arroz

Na semana anterior, os estudantes haviam recebido o engenheiro químico do Irga, Gilberto Amato que falou sobre o arroz parboilizado. “Eu já gostava do arroz e sabia que tinha benefícios em função das fibras e hoje nós vimos que ele é rico em vários nutrientes, inclusive o arroz branco. Ele é realmente um complemento muito importante no prato dos brasileiros, não pode faltar”, conclui a estudante Joice Camargo, de 25 anos.

Texto: Sara Kirchhof