Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

A solução dos seus problemas

Publicação:

ARROZ COM FEIJÃO
Arte: Raquel Flores/Irga sobre foto do Pixabay

Quando você cozinha em casa e elabora suas refeições com base em cereais, grãos, legumes e carnes pode comer de tudo. Isso sim é alimentação saudável. As dietas da moda, que excluem macronutrientes e grupos alimentares inteiros, além de ineficientes, trazem malefícios para a saúde em longo prazo.

A solução para fugir dessas dietas e armadilhas das refeições prontas e ultraprocessadas?

Arroz e feijão.

O par perfeito que poderia estar diariamente na mesa do brasileiro, que nunca briga e nem decepciona, está com tudo neste período em que imunidade alta é importantíssima e que saúde se torna fundamental para a população.

Portanto, quem ainda não preparou o almoço ou nunca arriscou cozinhar a dupla maravilhosa, não tem mais desculpas.

Siga o passo a passo abaixo e delicie-se com uma refeição completa, repleta de vitaminas e sais minerais, necessários para o bom funcionamento do seu organismo.

 

Arroz

INGREDIENTES

  • 1 xícara (chá) de arroz
  • 2 xícaras (chá) de água
  • ½ cebola
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 1 folha de louro
  • ½ colher (chá) de sal

 

MODO DE PREPARO

  1. Descasque e pique fino a cebola. Numa chaleira, leve um pouco mais de 2 xícaras (chá) de água ao fogo baixo, até ferver.
  2. Leve uma panela média ao fogo baixo. Quando aquecer, regue com o azeite e acrescente a cebola. Tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 2 minutos, até murchar. Junte o louro e misture bem.
  3. Acrescente o arroz e mexa bem para envolver todos os grãos com o azeite por cerca de 1 minuto – isso ajuda a deixar o arroz soltinho depois de cozido.
  4. Meça 2 xícaras (chá) da água fervente e regue o arroz. Tempere com o sal, misture bem e aumente o fogo para médio, não mexa mais.
  5. Assim que a água atingir o mesmo nível do arroz, diminua o fogo e tampe parcialmente a panela. Deixe cozinhar até que o arroz absorva toda a água – para verificar se a água secou, fure o arroz com um garfo e afaste delicadamente alguns grãos do fundo da panela; se ainda estiver molhado, deixe cozinhar mais um pouquinho.
  6. Desligue o fogo e mantenha a panela tampada por 5 minutos antes de servir para que os grãos terminem de cozinhar no próprio vapor. Em seguida, solte os grãos com um garfo, transfira para uma tigela e sirva quente.

 

Feijão

(PARA O REMOLHO)

INGREDIENTES

  • 2 xícaras (chá) de feijão carioca (ou rosinha)
  • 4 xícaras (chá) de água

 

MODO DE PREPARO

  1. Coloque o feijão numa peneira e lave sob água corrente. Transfira os grãos para uma tigela e cubra com a água - se algum boiar, descarte.
  2. Cubra a tigela com um prato e deixe o feijão de molho por 12 horas. Troque a água uma vez neste período - o remolho diminui o tempo de cozimento e elimina as substâncias que deixam o feijão indigesto.

 

(PARA COZINHAR)

INGREDIENTES

  • 6 xícaras (chá) de água
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 2 folhas de louro
  • Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

 

MODO DE PREPARO

1. Descarte a água do remolho. Transfira os grãos para a panela de pressão, cubra com a água e junte as folhas de louro.

2. Tampe a panela e leve ao fogo alto. Assim que começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Desligue o fogo e deixe todo o vapor sair antes de abrir a panela.

3. Enquanto o feijão cozinha descasque e pique fino a cebola e os dentes de alho.

4. Leve uma frigideira ao fogo baixo. Quando aquecer, regue com o azeite, junte a cebola e tempere com uma pitada de sal. Refogue por cerca de 3 minutos, até murchar, adicione o alho e mexa por mais 1 minuto para perfumar.

Dica: acrescente 2 conchas do feijão cozido, com um pouco do caldo, misture e amasse os grãos com a espátula - esse purê ajuda a engrossar o caldo.

5. Transfira o refogado com os grãos amassados para a panela com o feijão cozido. Tempere com sal e pimenta a gosto, misture e deixe cozinhar em fogo baixo, sem tampa, por mais 10 minutos ou até o caldo engrossar - esse tempo pode variar de acordo com a consistência desejada, mais ralo ou mais cremoso. Mexa de vez em quando para não grudar no fundo da panela. Desligue o fogo e sirva a seguir.

Fonte das receitas: panelinha.com.br

 

IRGA