Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Arroz na alimentação escolar: Irga busca ampliar consumo nas escolas gaúchas

Proposta une alimentação saudável para estudantes e incentivo à economia gaúcha

Publicação:

Proposta une alimentação saudável para estudantes e incentivo à economia gaúcha
Proposta une alimentação saudável para estudantes e incentivo à economia gaúcha - Foto: Mayara Farias

O presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Eduardo Bonotto, se reuniu com a secretária de Educação do Estado, Raquel Teixeira, para tratar da possibilidade de ampliar o consumo de arroz na alimentação escolar da rede estadual. O encontro ocorreu na sede da Secretaria de Educação (Seduc) e contou também com a participação do subsecretário de Infraestrutura e Serviços Escolares, Rômulo Mérida Campos, e da nutricionista da pasta, Elaine Rodrigues.

O objetivo da reunião foi avaliar a viabilidade de inserir o arroz com maior frequência nos cardápios das escolas públicas. Atualmente, segundo a nutricionista da Seduc, o arroz está presente no mínimo uma vez por semana nas refeições da rede estadual e é considerado um alimento coringa na composição nutricional.

Para avançar na proposta, a Seduc fará um mapeamento do consumo atual do cereal nas escolas e analisará a possibilidade de aumentar sua presença nas refeições oferecidas aos alunos.

De acordo com o presidente do Irga, a medida tem potencial para gerar impactos positivos tanto na saúde alimentar dos estudantes, visto as importâncias nutricionais do arroz, quanto na economia do estado. “Ampliar o consumo de arroz na alimentação escolar é uma ação que beneficia diretamente a nutrição de crianças e adolescentes, inclusive de quem possui restrições alimentares, como intolerância ao glúten. Além disso, fortalece uma cadeia produtiva que é estratégica para o Rio Grande do Sul”, afirmou.

Bonotto também destacou que o projeto piloto que aqui será realizado pode servir de modelo para ser adotado em outros estados do país, contribuindo de forma ampla tanto para a segurança alimentar quanto para o fortalecimento da produção nacional de arroz.

O próximo passo será uma reunião técnica entre as equipes do Irga e da Seduc, que deve ocorrer em breve para detalhar os estudos e encaminhar os próximos passos.

Proposta une alimentação saudável para estudantes e incentivo à economia gaúcha
Proposta une alimentação saudável para estudantes e incentivo à economia gaúcha - Foto: Mayara Farias

O próximo passo será uma reunião técnica entre as equipes do Irga e da Seduc
O próximo passo será uma reunião técnica entre as equipes do Irga e da Seduc - Foto: Mayara Farias
IRGA