Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Brusone é o tema da quarta Circular Técnica do Irga

Publicação:

capa circular site
Circular Técnica 004/2020 - Foto: Raquel Flores/Irga

A quarta Circular Técnica do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) foi lançada nessa terça-feira (21). O estudo é assinado por Carlos Henrique Paim Mariot, engenheiro agrônomo e consultor técnico do Irga, Débora Favero e Gabriela de Magalhães da Fonseca, engenheiras agrônomas e pesquisadoras do Irga e Marcelo Gravina de Moraes, engenheiro agrônomo e professor titular da Faculdade de Agronomia da Ufrgs.

Tematizada de “A quebra da resistência à brusone e o manejo de doenças em arroz irrigado”, a circular enfoca a quebra da resistência à brusone e estratégias para retardá-la, monitoramento e identificação da resistência ou suscetibilidade à brusone em cultivares comerciais e linhagens do Irga. Também aborda o monitoramento e o manejo de doenças: ferramentas para evitar a quebra da resistência à brusone, ordem de importância dos principais fatores para controle da brusone, como outras doenças na cultura do arroz irrigado e serviço prestado ao produtor.

“A quarta Circular Técnica explica a quebra da resistência à brusone nas cultivares de arroz, além de esclarecer o posicionamento do Irga quanto ao manejo das cultivares, ressaltando a importância do mesmo”, comenta Débora Favero.

Confira a versão ampliada da nova Circular lançada, aqui.
Para conferir todas as Circulares já lançadas, clique aqui.

Assessoria de Comunicação

assessoria-comunicacao@irga.rs.gov.br

(51) 3288-0391

IRGA