Câmara setorial do arroz discute sobre as perspectivas para o setor

2013092613452220130925-152831-3.jpg
Encontro reuniu as principais autoridades do setor - Foto: Ben-Hur Corvello

A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Arroz do RS se reuniu na tarde desta quarta-feira (25), na sede da Secretaria de Agricultura Pecuária e Agronegócio (Seapa) para discutir três assuntos específicos entre eles, a atual situação da cadeia produtiva do arroz e as perspectivas para o setor orizícola.

O secretário da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, deu início à reunião sugerindo que fosse realizado um Grupo de Trabalho (GT) para apresentar o conjunto de ações da cadeia com um posicionamento que será levado a conhecimento do Governador do Estado. “Este grupo servirá para orientar quais as reais necessidades da cadeia e para criar um plano de ação para o setor”, destaca. O GT terá dois representantes da indústria, dois representantes dos produtores e dois representantes do governo.

O presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Claudio Pereira, falou sobre os avanços e as perspectivas da cadeia produtiva nos últimos anos, destacando as principais ações realizadas pelo Irga, tais como a realização do concurso público, a nova cultivar de soja e as principais melhorias na pesquisa e extensão rural para a rotação de culturas e os sistemas integrados de produção.  “Também é importante salientar a nova política tributária que fortalece a indústria, os produtores e o governo.”, acrescenta Pereira.

Entre as questões importantes para o futuro do setor, Pereira, lembra que a manutenção da qualidade do arroz; a redução de custos de produção; ampliação de armazenagens no sistema privado entre outros são ações fundamentais para a orizicultura.

O coordenador da Câmara Temática, César Marques, apresentou o Programa Brazilian Rice, que tem o objetivo de consolidar o Brasil como um tradicional exportador de arroz. O programa é fruto de uma parceria entre o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), a Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) e a Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para promover a imagem do arroz brasileiro no exterior, capacitar as empresas para a exportação, desenvolver estudos dos mercados alvo e participar de feiras e rodadas de negócios.

O presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Estado do Rio Grande do Sul, Henrique Dornelles apresentou a evolução dos custos de produção nas últimas sete safras. “O produtor está com problemas com o atual modelo, principalmente no que diz respeito aos fertilizantes e os agroquímicos”, acredita.

texto: Marlise Mattos

Assessoria de Imprensa Irga