Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Chuva e frio persistente no RS nesta semana

Publicação:

monitoramento climático tempo frio
>
Por SOMAR METEOROLOGIA

No fim de semana, a chuva avançou pelo Sul do Brasil e trouxe chuva com trovoadas e ventania. Os acumulados, no entanto, foram baixos, com valores entre 5 e 15 milímetros nas áreas produtoras, de forma irregular. O vento foi intenso e chamou atenção também a queda da temperatura no último fim de semana.

Uma massa de ar de origem polar foi a responsável por valores próximos de zero na região da Campanha gaúcha. O principal destaque deste início de semana é a previsão de chuvas fortes e tempestades de vento nas próximas 48/72 horas sobre o Rio Grande do Sul, devido à formação de um ciclone extratropical sobre o Estado.

Entre a noite desta segunda-feira (29) e no decorrer da terça-feira (30), há previsão de chuvas fortes, com acumulados acima de 100mm, principalmente na região Central do Estado. Entre terça e quarta-feira (1º), o centro de baixa pressão se desloca para Leste, em direção ao Oceano Atlântico, provocando chuvas e ventos fortes em toda a Costa Gaúcha.

A partir da terça-feira, há previsão da entrada de uma massa de ar frio sobre o Oeste e Sul do Rio Grande do Sul, provocando forte queda de temperatura na quarta-feira. O frio será intenso, com previsão de geadas amplas para quinta (2), sexta (3) e sábado (4) e frio persistente.

Mapa
Mapas meteorológicos para a Região Sul - Foto: Reprodução/Somar

 

CONFIRA A PREVISÃO PARA AS SEIS REGIONAIS

Fronteira Oeste

Chuva forte com trovoadas na Fronteira Oeste neste início de semana, com acumulados elevados, acima dos 70mm. Há previsão de queda de granizo e vendaval, por causa da ação de uma frente fria e de um ciclone extratropical. O sistema é passageiro e na quarta-feira (1º) o destaque será o frio intenso com geadas, especialmente entre quinta (2) e sexta-feira (3). A chuva retorna durante o outro fim de semana com frio persistente.

Campanha

Chuva forte com trovoadas na Campanha neste início de semana, mas com acumulados entre 15 e 30mm. Há previsão de queda de granizo e vendaval, por causa da ação de uma frente fria e de um ciclone extratropical. O sistema é passageiro e na quarta-feira (1º) o destaque será o frio intenso com geadas, especialmente entre quinta (2) e sexta-feira (3). A chuva retorna durante o outro fim de semana com frio persistente.

Central

Chuva forte com trovoadas na região Central neste início de semana, com acumulados elevados, acima dos 70mm. Há previsão de queda de granizo e vendaval, por causa da ação de uma frente fria e de um ciclone extratropical. O sistema é passageiro e na quarta-feira (1º) o destaque será o frio intenso com geadas, especialmente entre quinta (2) e sexta-feira (3). A chuva retorna durante o outro fim de semana com frio persistente.

Planície Costeira Interna

Chuva forte com trovoadas na Planície Costeira Interna neste início de semana, com acumulados entre 20 e 50mm. Há previsão de vendaval, por causa da ação de uma frente fria e de um ciclone extratropical. O sistema é passageiro e na quarta-feira (1º) o destaque será o frio intenso com geadas no final da semana. A chuva retorna durante o outro fim de semana com frio persistente.

Planície Costeira Externa

Chuva forte com trovoadas na Planície Costeira Externa neste início de semana, com acumulados entre 20 e 50mm. Há previsão de vendaval, por causa da ação de uma frente fria e de um ciclone extratropical. O sistema é passageiro e na quarta-feira (1º) o destaque será o frio intenso com geadas no final da semana. A chuva retorna durante o outro fim de semana com frio persistente.

Zona Sul

Chuva forte com previsão de vendaval, por causa da ação de uma frente fria e de um ciclone extratropical. O sistema é passageiro e na quarta-feira (1º) o destaque será o frio intenso com geadas. A chuva retorna durante o outro fim de semana com frio persistente.

IRGA