O desafio de cultivar soja em terras baixas
Publicação:

Nesta segunda-feira (16), o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) lançou sua nova circular técnica com o tema de “Compactação do solo: Um dos grandes desafios para o cultivo da soja em terras baixas”. O documento é de autoria dos pesquisadores da Estação Experimental da autarquia Darci Francisco Uhry Junior e Pablo Gerson Badinelli, com apoio do professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Enio Marchesan.
A quinta circular lançada pelo Irga aborda a relevância da soja para a lavoura arrozeira como também o problema da compactação do solo para o cultivo da cultura. Explica como identificar a compactação do solo, apresenta alternativas para descompactação e experiências regionais realizadas em lavouras de soja das diferentes regiões arrozeiras do RS.
O pesquisador Darci Uhry ressaltou que o objetivo da Circular é proporcionar maior estabilidade produtiva às lavouras de soja em terras baixas. “Essa circular foi escrita visando chamar atenção dos produtores para um dos principais desafios do cultivo da soja em terras baixas, que é a compactação do solo.”
Para acessar a circular, clique aqui.
Assessoria de Comunicação
assessoria-comunicacao@irga.rs.gov.br
(51) 3288-0391