Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação
Início do conteúdo

Conselho do Irga debate mudanças institucionais e recuperação de lavouras atingidas pelas enchentes

Reunião debate mudanças internas, valorização do arroz e recuperação de lavouras atingidas pelas enchentes de 2024.

Publicação:

Cópia de Planície Costeira Interna 13 248 ha
Conselho do Irga debate mudanças institucionais e recuperação de lavouras atingidas pelas enchentes

A modernização institucional, a valorização do consumo de arroz e a recuperação das lavouras atingidas pelas enchentes de 2024 estão entre os temas da primeira reunião do Conselho Deliberativo do Instituto Rio Grandense do Arroz - Irga. A pauta também inclui a formação de comissões e a revisão das regras de funcionamento do colegiado.

Durante a reunião, o presidente do Instituto Alexandre Azevedo Velho apresentou as principais mudanças do novo Regimento Interno do Irga, publicado em 14 de outubro de 2026, no Diário Oficial do Estado. Dentre elas, a revisão das atribuições da Assessoria de Comunicação e da Controladoria Interna, a reorganização das áreas de Planejamento e Orçamento e a adequação da Procuradoria Setorial. 

IMG 4276

O Regimento ainda prevê a criação das divisões de Gestão Patrimonial e Almoxarifado e de Arrecadação e Cobrança, no Departaministrativo, assim como o Departamento Comercial e Industrial passará a se chamar Departamento Comercial, Economia e Inovação, com divisões voltadas ao Mercado e à Economia e à Tecnologia formação e Iovação. 

Campanha busca valorizar o consumo de arroz 

Outro ponto da reunião é a segunda fase da Campanha Nacional de Valorização do Consumo do Arroz. A iniciativa busca ampliar o reconhecimento do arroz e de seus coprodutos como alimentos nutritivos, acessíveis e versáteis. 

O planejamento prevê ações direcionadas às gerações mais jovens, com linguagem adaptada às plataformas digitais e participação de especialistas para esclarecer informações sobre o alimento. A proposta também busca destacar diferentes formas de consumo e a presença do arroz na alimentação saudável cotidiana. 

Eixo I reúne 790 projetos para análise 

A recuperação das lavouras de arroz atingidas pelas enchentes de 2024 no Rio Grande do Sul também integrou a pauta. No âmbito do Eixo I, foram protocolados 790 projetos para análise. 

Conforme o cronograma apresentado, a entrega dos laudos está prevista para o período de 19 a 23 de outubro de 2026. Em 26 de outubro, os Núcleos de Assistência Técnica e Extensão (Nates) deverão encaminhar a documentação à Comissão de Avaliação. A análise final está programada para ocorrer entre 26 e 30 de outubro, com envio do processo à Comissão de Controle em 3 de novembro. 

As etapas previstas organizam o andamento dos processos, que ainda precisam passar pelas instâncias de avaliação e controle. 

Mais notícias

IRGA