Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Direção do Irga recebe visita do embaixador da Nigéria

Publicação:

Foto 10
Embaixador recebeu kit com informações sobre o instituto - Foto: Sérgio Pereira/Irga

O embaixador da Nigéria no Brasil, Muhammad Makarfi Ahmad, esteve na sede administrativa do Instituto Rio Grandense do Arroz na tarde desta quarta-feira (14). Ele foi recebido pelo presidente em exercício e diretor administrativo, Eduardo Fortes Milani; pelo diretor comercial, João Batista Camargo Gomes; pelo diretor técnico, Ricardo Machado Kroeff; e pela gerente da Divisão de Pesquisa, Flávia Miyuki Tomita. Também fizeram parte da comitiva do país africano o primeiro conselheiro Labaran Bahago Riskuwa e a secretária social Yvonne Belinda Maha.

O objetivo da visita é buscar parceiros e apoio tecnológico para empresas nigerianas. Entre elas, a UMZA International Farms Limited, que pretende cultivar 5.000 hectares com arroz em uma área adquirida recentemente no país africano. A companhia busca entidades e especialistas brasileiros com expertise na produção de arroz em terras altas com uso de irrigação por pivô central. Conforme informações da Embaixada, a UMZA é uma das maiores indústrias de processamento e parboilização de arroz da Nigéria.

Ahmad, que assumiu a embaixada em junho deste ano, assistiu ao vídeo institucional da autarquia e conversou com os diretores e alguns representantes da cadeia produtiva do Estado. Depois, o grupo se deslocou até a Estação Experimental do Arroz, em Cachoeirinha, para conhecer os laboratórios e algumas coberturas de inverno no campo de experimentos do Irga.

Conforme o embaixador, a Nigéria busca um maior diálogo com o Brasil e o primeiro ponto de discussão é o arroz. “O RS é o principal centro produtor de arroz do Brasil. Por isso viemos até aqui conhecer o que está à disposição da Nigéria. Muito produtores do nosso país querem aumentar sua capacidade produtiva e estão aguardando o resultado dessa visita ao Irga. Outras oportunidades poderão ser abertas depois disso”, comentou Ahmad.

O presidente em exercício do Irga agradeceu pela visita e disse que a instituição está com as portas abertas. “Estamos dispostos a colaborar e que esse primeiro encontro possa render bons frutos. Que possamos contribuir nesta busca por tecnologia por parte da Nigéria”, acrescentou.

Foto 20
Comitiva nigeriana foi recebida pela direção do Irga e representantes de entidades arrozeiras - Foto: Sérgio Pereira/Irga

O diretor comercial do Irga aproveitou para convidar o embaixador para a 32ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, que acontecerá de 16 a 18 de fevereiro de 2022 em Capão do Leão (RS). O embaixador agradeceu o convite e disse que espera poder participar e levar uma comitiva de empresários do país ao evento. O convite foi reforçado pelo presidente da Federarroz, Alexandre Velho, que participou da reunião por videoconferência.

A República Federal da Nigéria está localizada na África Ocidental e faz fronteira com Benim, Chade, Camarões e Níger. Sua população é a maior do continente, com aproximadamente 200 milhões de habitantes. A Nigéria já foi um grande importador de arroz do Brasil, mas nos últimos anos tem incentivado os produtores locais a cultivarem o cereal.

 

Assessoria de Comunicação

assessoria-comunicacao@irga.rs.gov.br

IRGA