Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Ex-servidor Selênio Simões de Oliveira morre em Camaquã

Publicação:

Selênio 1
Selênio trabalhou no Irga até a década de 1990 - Foto: Alex Soares

Faleceu nesta segunda-feira (18) o ex-servidor público do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) Selênio Simões de Oliveira, aos 93 anos. O engenheiro agrônomo foi um dos pioneiros na cultura do arroz e na aplicação da rotação com soja em áreas irrigadas na região da Planície Costeira Interna (PCI).

Aposentado desde a década de 1990, Doutor Selênio, como era conhecido, atuou por décadas no Irga como chefe do 3º Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nate), com sede em Camaquã/RS, onde foi responsável por uma série de iniciativas inovadoras que beneficiaram a produção do arroz na região.

Entre as ações que fizeram de Oliveira um dos agrônomos mais respeitados do Instituto, está a implantação do cultivo de soja em terras de várzea na década de 1970. O plantio da oleaginosa em Camaquã teve os seus primeiros passos técnicos embalados pelo trabalho do ex-servidor, morador da cidade desde 1950, quando veio de Quaraí, sua terra natal.

Formado pela Faculdade de Agronomia da UFPel, Oliveira ingressou em 1961 no Irga. Em 1964, foi transferido para o 3º Nate de Camaquã, onde permaneceu até se aposentar.

Além da aplicação inovadora da soja em terras baixas, Selênio Simões de Oliveira foi um dos criadores da Asteca, associação que reúne agrônomos e técnicos agrícolas que atuam em Camaquã. Também sob sua coordenação, o Nate local foi um dos que melhor aproveitaram os benefícios do Programa Pró-Várzea, criado pelo Governo Federal para incentivar o aumento da produção agrícola.

Em 2015, durante a Expocamaquã, o Irga prestou homenagem ao engenheiro agrônomo pelo seu trabalho dedicado à autarquia e por seu esforço para a formação de mão-de-obra nas comunidades arrozeiras. Na ocasião, Oliveira não pôde comparecer à solenidade por motivo de doença para receber a placa comemorativa aos 75 anos que o instituto estava completando.Casado com Eny Feijó de Oliveira desde 1957, Doutor Selênio deixa a esposa e três filhas. O sepultamento ocorre nesta segunda-feira, às 16 horas, na capela A da Funerária Camaquense, em Camaquã.

O Irga presta seus sentimentos aos familiares e amigos pela perda.

Assessoria de Comunicação

assessoria-comunicacao@irga.rs.gov.br 

 

IRGA