Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Farinha de arroz é alternativa de alimentação para celíacos

Publicação:

20170809094605farinha-de-arroz.jpg
Farinha de arroz não contém glúten - Foto: Arquivo/Irga

Nesta quarta-feira (20) é o Dia Nacional do Celíaco, data criada para a conscientização desta doença pouco conhecida. A doença celíaca é uma reação imunológica à fração proteica presente no trigo, centeio e cevada. Isso ocorre quando o sistema imunológico ataca as células do corpo contra as estruturas intestinais, quando há consumo de alimentos que contém essa proteína, causando um quadro inflamatório crônico no intestino.

Isso interfere diretamente na absorção de nutrientes essenciais ao organismo como carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas, sais minerais e água, que pode levar à desnutrição. Para quem recebe o diagnóstico, o tratamento é a dieta livre do consumo de glúten. Apesar de não ser considerada uma doença rara, estima-se que 1% da população mundial sofra com essa doença.

Maribel Melos
Nutricionista Maribel Melos - Foto: Divulgação

A nutricionista Maribel Melos comenta que conhecer mais sobre a doença celíaca é de vital importância. “Alertar as pessoas sobre isso levanta o questionamento pessoal e leva a uma investigação adequada. Pois, há pessoas que sofrem por anos com dores, enxaqueca, convulsão, anemias crônicas, infertilidade, problemas reumáticos, entre outros, e a causa pode ser a doença celíaca que não foi diagnosticada. Então, acho fundamental esclarecer mais sobre esse assunto a população”, explica a nutricionista.

Além dos tubérculos e outros cereais, o arroz, por ser um cereal livre de glúten e considerado hipoalergênico, é uma das opções bastante consideradas para uma dieta sem glúten. Alimentos à base de farinha de arroz são benéficos por serem um substituto de valor acessível nas receitas e preparações.

A farinha de arroz é um produto rico em nutrientes tanto quanto o arroz em grão e serve como uma alternativa à farinha de trigo. Entre os benefícios que podem ser citados: é rico em carboidratos complexos (fonte de energia e de fibras solúveis); é regulador intestinal; não contém glúten (ideal para quem sofre de doença celíaca); sem gorduras trans; e possui óleo gama-orizanol (antioxidante). O produto é uma opção para as pessoas que são alérgicas e possuem algum tipo de intolerância alimentar.

Assessoria de Comunicação

Assessoria-comunicacao@irga.rs.gov.br

IRGA