Farinha de arroz é tema de oficina em Capivari do Sul

20180328123646222.jpg
Organizadoras e participantes na oficina Receitas com Farinha de Arroz - Foto: Divulgação/Irga Capivari do Sul

Foi realizada na manhã de sábado (24), na Escola Municipal de Ensino Fundamental Capivari, de Capivari do Sul, a oficina Receitas com Farinha de Arroz. A ação faz parte do projeto “Arroz na Escola”, atividade do Programa de Valorização do Arroz (Provarroz), do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).

O projeto é uma iniciativa entre 32º Núcleo de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nate) de Capivari do Sul, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), a Associação dos Arrozeiros de Palmares do Sul, o Sindicato Rural de Palmares do Sul, Capivari do Sul e Cidreira e a Emater.

Na oficina foram ensinadas e elaboradas receitas com farinha de arroz: pizza de sardinha, bolo de frutas e cuca cremosa. Após, o público pôde degustar o que foi produzido. Participaram professoras, merendeiras e comunidade em geral.

De acordo com a secretária de Educação de Capivari, Nora Helena Nunes, é de suma importância ter na comunidade eventos que contribuam para levar à população informação e conhecimento sobre o arroz e seus derivados.

“Este ano o tema nas escolas do município é o arroz, pois estamos colocando o cereal em nossa Base Municipal Curricular. O arroz pode ser estudado de forma interdisciplinar, nas disciplinas de Ciência, Geografia, História. É importante que professores, alunos e a comunidade em geral conheçam as propriedades, benefícios, história e cultivo do produto, base da economia de Capivari. O Irga está sendo fundamental no auxílio da divulgação e promoção de ações”, ressalta Nora.

Para a engenheira agrônoma do Irga Dayana Machado, programas como o Provarroz ajudam a levar conhecimento, a sanar dúvidas e a estimular o consumo do arroz. “Projetos como o “Arroz na Escola” auxiliam na popularização do consumo de farinha de arroz na sociedade. As pessoas associam a farinha de arroz como parte da alimentação apenas de pessoas celíacas, mas este produto pode e deve ser consumido pela população em geral, pois é muito saudável. Para este ano está prevista a vinda de uma fábrica que produz farinha de arroz, o que tornará a nossa região pioneira no que diz respeito à produção deste tipo de farinha”, comenta Dayana.

“A grande importância de se trabalhar com o arroz e seus derivados, como é o caso da farinha, dentro da comunidade escolar é poder ali deixar a pequena semente da valorização, demonstrar no ambiente escolar a importância deste produto dentro das comunidades de regiões que têm o arroz como principal cultura. O alimento é um grande agregador de União. E trabalhar em oficinas nos aproxima das pessoas, e estas pessoas nos oferecem a oportunidade de apresentar o nosso trabalho de produtor. Demonstrar também todos os benefícios que o arroz pode trazer, tanto do ponto de vista nutricional como do ponto de vista socioeconômico. Adoramos participar e que venham outras oficinas”, conclui a representante do Grupo Confraria do Arroz, Lívia Carvalho, uma das organizadoras da oficina.

A oficina foi uma das atividades da programação do evento Ação Social – Capivari em Ação. Estiveram também presentes, o prefeito de Capivari do Sul, Marco Cardoso; a secretária da Saúde, Fabiana Costa; a diretora da escola, Ana Sofia Szczepaniak Miranda; as merendeiras Vivane Alves Luz, Ivone Terezinha Mesquita, Eli Pereira e Silvana Oliveira e as cozinheiras, Marlene Meyer e Vera Mattos.

Bolo de frutas feito com farinha de arroz

Texto: Taís Forgearini

assessoria-comunicacao@irga.rs.gov.br