Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Final da semana com chuva forte no RS

Publicação:

Monitoramento Climático - Chuva
>
Por SOMAR METEOROLOGIA

A chuva retornou ao Oeste e Sul do Rio Grande do Sul no fim de semana. O acumulado passou dos 50 milímetros entre Pelotas e Jaguarão. Já no Oeste do Estado, o acumulado de 86mm registrado em Alegrete ainda não foi completamente computado. Por isso, aparece uma área com chuva em torno dos 35mm entre esse município e Uruguaiana.

Na Planície Costeira Externa, a chuva ocorreu na tarde de domingo (27) e também não foi computada no mapa de observados, algo que acontecerá no decorrer desta segunda-feira (28). De qualquer forma, Itati recebeu 25mm.

Semana começa com chuva forte sobre áreas do Oeste, Sul e Leste do Rio Grande do Sul. Alguns municípios deverão receber algo entre 50mm e 100mm especialmente entre a quinta (dia 1º) e sexta-feira (2). Antes da chuva, há previsão de frio com mínimas próximas de 5°C na Campanha nesta terça-feira (29).

Na quarta-feira (30), no entanto, o calor retornará com máximas acima dos 30°C na Planície Costeira Externa, Depressão Central e Fronteira Oeste. O calor irá durar pouco, já que no fim da semana a volta da chuva deixará as máximas na casa dos 15°C em todas as áreas produtoras.

Na semana que vem, a chuva prosseguirá sobre boa parte do Rio Grande do Sul. Por enquanto, estima-se acumulado entre 50mm e 100mm entre 6 e 14 de outubro.

Mapa
Mapas meteorológicos para a Região Sul - Foto: Reprodução/Somar

 CONFIRA PREVISÃO PARA REGIÕES ARROZEIRAS

Fronteira Oeste

Tempo seco e madrugadas frias na Fronteira Oeste neste início de semana. Nesta terça-feira (29), a mínima alcançará 11°C na região de Uruguaiana. As pancadas de chuva retornarão a partir da quarta-feira (30), mas serão mais intensas e persistentes entre a sexta-feira (2) desta semana e o domingo (4) que vem, inclusive com rajadas de vento em torno dos 65km/h e eventual queda de granizo. A temperatura máxima alcançará 31°C na quarta e 36°C na quinta-feira (dia 1º), mas não passará dos 13°C na tarde da sexta-feira.

Campanha

Tempo seco e madrugadas frias na Campanha neste início de semana. Nesta terça-feira (29), a mínima alcançará 7°C na região de Dom Pedrito. As pancadas de chuva retornarão a partir da quarta-feira (30), mas serão mais intensas e persistentes entre a quinta (dia 1º) e sexta-feira (2), inclusive com rajadas de vento em torno dos 60km/h e eventual queda de granizo. A temperatura permanecerá baixa na Campanha com máxima de apenas 12°C na sexta-feira. O tempo seco e nublado retornará no fim de semana e a temperatura permanecerá baixa com mínima de 7°C. Outra sequência de dias com chuva acontecerá a partir da tarde da segunda-feira (5) da próxima semana.

Central

Tempo seco e madrugadas frias na Depressão Central neste início de semana. Nesta terça-feira (29), a mínima alcançará 9°C na região de Santa Maria. As pancadas de chuva retornarão a partir da quarta-feira (30), mas serão mais intensas e persistentes entre a sexta-feira (2) desta semana e a terça-feira (6) que vem, inclusive com rajadas de vento em torno dos 60km/h e eventual queda de granizo. A temperatura máxima alcançará 27°C na quarta e 35°C na quinta-feira (dia 1º), mas não passará dos 15°C na sexta-feira.

Planície Costeira Interna

Tempo nublado e temperatura em declínio na Planície Costeira Interna nesta segunda-feira (28). Até a próxima madrugada, a mínima alcançará 8°C em Camaquã. As pancadas de chuva retornarão a partir da noite da terça-feira (29), mas serão mais intensas e persistentes entre a sexta-feira (2) desta semana e a terça-feira (6) da semana que vem, inclusive com rajadas de vento em torno dos 60km/h e eventual queda de granizo. O acumulado alcança 100mm em alguns municípios, aumentando a chance de transbordamento de arroios. A temperatura sobe e a máxima alcança 24°C na quarta (30) e 26°C na quinta-feira (dia 1º). A partir da sexta-feira, no entanto, o frio retornará com máxima de apenas 13°C.

Planície Costeira Externa

Tempo nublado e temperatura em declínio na Planície Costeira Externa nesta segunda-feira (28). Até a próxima madrugada, a mínima alcançará 11°C em Porto Alegre. As pancadas de chuva retornarão a partir da quarta-feira (30), mas serão mais intensas e persistentes entre a sexta-feira (2) desta semana e a terça-feira (6) da semana que vem, inclusive com rajadas de vento em torno dos 60km/h e eventual queda de granizo. O acumulado alcança 100mm em alguns municípios, aumentando a chance de transbordamento de arroios. A temperatura sobe e a máxima alcança 25°C na quarta e 27°C na quinta-feira (dia 1º). A partir da sexta-feira, no entanto, o frio retornará com máxima de apenas 16°C.

Zona Sul

Tempo seco e madrugadas frias na Zona Sul neste início de semana. Nesta terça-feira (29), a mínima alcançará 8°C na região de Santa Vitória do Palmar. As pancadas de chuva acontecerão na quinta-feira (dia 1º) desta semana e entre o domingo (4) e segunda-feira (5) que vem e deverão vir acompanhada de rajadas de vento de 70km/h e eventual queda de granizo. A temperatura permanecerá baixa na Campanha com máxima de apenas 12°C na sexta-feira (2).

 

IRGA