Irga inicia construção de plano estratégico para os próximos 10 anos
Planejamento vai orientar ações, priorizando o trabalho realizado e as entregas para o setor produtivo e a sociedade
Publicação:

Na manhã desta quarta-feira (21), o presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Eduardo Bonotto, conduziu uma reunião estratégica com diretores e técnicos da instituição para dar início à construção do plano de trabalho que norteará as ações do instituto nos próximos 10 anos.
A proposta ainda está em fase inicial, centrada na identificação das principais demandas e na formulação de propostas que reflitam os desafios e oportunidades do setor orizícola. “A construção desse plano significa olhar para frente, planejar o Irga que queremos para os próximos 10 anos, com mais inovação, pesquisa, sustentabilidade e valorização do nosso setor produtivo”, destacou o presidente do instituto. Segundo ele, a proposta vai além de organizar ações internas — ela pretende preparar o setor para enfrentar desafios como mudanças climáticas, transformações de mercado e a evolução tecnológica.
Outro ponto abordado na reunião foi a importância de garantir a continuidade institucional, independentemente das mudanças de gestão. Um plano estratégico sólido assegura que as ações e os projetos do instituto tenham sequência, sempre focados em resultados concretos para o setor orizícola.
Além disso, o documento em construção será fundamental para fortalecer as atividades de pesquisa e extensão, pilares do instituto, além de promover campanhas e ações que estimulem o consumo de arroz, ampliando mercados e reforçando o valor do produto na mesa dos brasileiro e mundo afora.
O processo prevê o levantamento de demandas internas e externas, com participação ativa dos técnicos, diretores, colaboradores, produtores e demais parceiros do setor. “A expectativa é que o plano ajude a construir um IRGA mais forte, preparado para os desafios do futuro e comprometido com o desenvolvimento da orizicultura no Rio Grande do Sul”, avalia Bonotto.

