Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Interiorização no Extremo Sul do Estado destaca as ações para o setor do arroz

Publicação:

20140505202232img-0118-web.jpg
Acompanhado pelo presidente Claudio Pereira, governador assinou o novo decreto do Seguro Granizo - Foto: Ben-Hur Corvello

O município de Santa Vitória do Palmar, localizado no Extremo Sul, possui a terceira maior área de cultivo do arroz do Estado, atingindo no período de 2012/2013 a produção de 545 mil toneladas do produto. Nesta segunda-feira (5), o governador Tarso Genro almoçou com mais de 300 produtores locais e, acompanhado do presidente do Instituto Riograndense de Arroz (Irga), Claudio Pereira, anunciou ações de estímulo ao setor. A Interiorização realizada no extremo sul completa a visita do governador em todas as regiões do Estado.

"Estamos mudando o panorama de financiamento da saúde pública no Estado, nosso Porto do Rio Grande tem respondido exemplarmente as demandas de exportação; este é um momento importante para a lavoura de arroz. Quando cheguei ao governo disse que teríamos que cuidar da base produtiva, e o setor do arroz é um deles", afirmou Tarso.

O governador destacou ainda que é preciso prestar atenção nas demandas e que a renegociação da dívida dos Estados irá colocar o Rio Grande do Sul em um patamar jamais visto. "O RS não pode considerar o setor primário um problema, mas sim uma vantagem. A nossa política agressiva de atração de investimentos é proposital, queremos trazer dezenas de empresas para investir e vincular sua produção com a mão de obra e matéria prima fabricada no nosso Estado. A Zona Sul é uma vantagem competitiva e não pode ser mais considerada como uma região de atraso", disse.

Conforme o presidente da Associação dos Arrozeiros de Santa Vitória e vice-presidente da Federarroz, Marcio Silveira, o setor tem participado das decisões relativas à área junto ao Governo do Estado. "A articulação do setor com o Irga, os incentivos e investimentos realizados têm proporcionado um produto de qualidade e de bom preço. Trabalhamos em parceria e temos certeza que o setor ainda irá crescer muito com a política desenvolvida pelo governo", observou Silveira.

O presidente do Irga ressaltou que o Governo do Estado sempre trabalhou para que, a partir de uma concertação, fossem construídas políticas públicas para o setor arrozeiro. "A câmara setorial do arroz não se reunia, nós criamos as condições de trazer sustentabilidade aos produtores. Trabalhamos em várias frentes; uma delas é a ampliação do mercado e a promoção das exportações a partir do Brazilian Rice", disse Claudio Pereira, que explicou ainda sobre o Seguro Granizo e o crédito presumido.

O Seguro Granizo é pago pelo Irga quando o produtor tem prejuízo na lavoura. A mudança do decreto prevê que a indenização se dará pelo orçamento da lavoura definido no cálculo do custo de produção do Irga, tornando desta forma mais justa a indenização e permitindo estendê-la para um número maior de produtores e com valor real mais próximo ao desembolsado pelo produtor para cultivo da lavoura.

O aumento do crédito presumido amplia a competitividade do arroz gaúcho com o aumento de 3,5% para 7%, que será destinado para empresas que beneficiarem 90% do arroz de produtores do Estado. A alteração estimula a competitividade industrial, protege os produtores contra as importações, combate a concorrência desleal e a sonegação.

De acordo com o prefeito de Santa Vitória, Eduardo Morrone, há mais de 10 anos o município não recebia um governador de Estado. "Estamos juntos com o Governo do Estado, com programas que estão incluindo socialmente. Nossa saúde melhorou e ainda estamos avançando, queremos agradecer ao governo por ser tão parceiro na área de urgência e emergência. Temos um grande atrativo que é o Complexo Parque Eólico, temos o curso de turismo e hotelaria no campus da Furg em nosso município e trabalhamos efetivamente na melhoria da agropecuária, turismo e energia”, disse.

Investimentos em saúde
Ainda durante a interiorização, foram liberados R$ 500 mil para custeio de despesas de forma emergencial para o Hospital Santa Vitória. Desde 2011, o município recebeu o investimento de R$ 5,3 milhões para cofinanciamento hospitalar, programas de saúde da família, manutenção do pronto atendimento e incentivo à atenção básica. 

Santa Vitória do Palmar possui hoje 13 médicos do Programa Mais Médicos, enquanto o Chuí trabalha atualmente com dois profissionais.

Qualificação profissional
Na manhã desta segunda-feira (5), aconteceu a formatura de mais de 90 alunos do Pronatec Turismo do de Santa Vitória do Palmar, no Sesc do Chuí. O secretário de Turismo, Márcio Cabral, representou o governador Tarso Genro.

O Pronatec Turismo tem como objetivo capacitar os trabalhadores para atender com qualidade e competência os visitantes, fortalecendo a imagem do país como destino turístico, e se divide nas linhas Copa, Copa na Empresa e Copa Social.

Texto: Daiane Roldão
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305 


IRGA