Irga destaca seus 80 anos na Abertura da Colheita do Arroz

O Irga na 30ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz - Foto: Sérgio Pereira

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) se faz novamente presente na Abertura Oficial da Colheita do Arroz, cuja 30ª edição ocorre de quarta (12) a sexta-feira na Estação Experimental Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS). A autarquia aproveitou a feira para marcar os seus 80 anos de trabalhos voltados à lavoura arrozeira do Estado.

“Fizemos uma identidade visual especial para os 80 anos, pois 2020 é um ano importante para o Irga e procuramos trazer isso para a feira. Trouxemos um painel para que os produtores e todos os interessados possam registrar em foto sua conexão com as oito décadas do instituto”, explica a coordenadora do Programa de Valorização do Arroz (Provarroz), Camila Pilownic Couto. No painel está inscrito “Irga 80 anos - Eu faço parte desta história”, com a logomarca criada especialmente para marcar o aniversário da instituição.

“Trouxemos também arroz de leite para degustação do público da feira, como nos anos anteriores. Mas neste ano, além da degustação, disponibilizamos a receita, que está visível para todos os interessados em um painel no estande do Irga”, complementa Camila. Os materiais institucionais também estão disponíveis no espaço da autarquia na feira, inclusive a última edição da Revista Lavoura Arrozeira.

A identidade visual do Irga com a logomarca comemorativa foi criada com inspiração na ideia de infinito. “São infinitas as nossas possibilidades. Trabalhar no campo, na pesquisa, na extensão rural, no mercado, na gestão, na sustentabilidade, nas novas tecnologias... As linhas do ‘8’ se interligam, numa alusão a essa conexão de todas as áreas. Já a cor dourada foi usada para simbolizar o mérito da instituição por completar 80 anos de trabalhos voltados à lavoura arrozeira e também por remeter à cor da casca do grão de arroz”, explica a designer Raquel Flores, servidora do instituto que criou a nova logomarca.

O coordenador da Zona Sul do Irga, o engenheiro agrônomo André Matos, ficou responsável pelo desenvolvimento da área técnica. “Já em fevereiro do ano passado começamos o planejamento. A partir de setembro nós iniciamos com as primeiras áreas semeadas com arroz. Cinco pessoas, entre contratados, estagiários e servidores, mais as equipes de 15 técnicos da regional eventualmente e nove alunos da UFPel a partir de dezembro, se envolveram nos projetos, que foram bastante trabalhosos, mas muito prazerosos por estarmos representando o Irga. Estamos bastante orgulhosos dos resultados”, explica Matos.

Agora, durante a, feira foram colocados 30 guias, cedidos pela UFPel, e mais 20 servidores do Irga Zona Sul. “No total são mais de 60 pessoas ligadas ao Irga trabalhando diretamente no evento”, acrescenta o coordenador da regional Zona Sul.

Sobre as vitrines tecnológicas, a palavra que predomina é diversidade. “Temos mais de 20 cultivares diferentes de arroz. Estamos orgulhosos de ver que a genética Irga é predominante agora no Estado, batendo hoje em mais de 70%. Na Zona Sul predomina a cultivar Irga 424, por exemplo. Mas aqui na feira é possível encontrar várias cultivares, soluções em termos de manejo fitossanitário de soja, temos todas as grandes empresas multinacionais com vários lançamentos. Quem visitar a feira vai ver muita diversidade, a presença da pecuária pela primeira vez de forma física na Abertura da Colheita. Verá ainda milho, pastagem, soluções em irrigação também. Nós também investimos em uma parceria com a Lindsay, que trouxe um pivô para irrigação da área da Abertura da Colheita pela primeira vez”, complementa Matos.

Texto: Sérgio Pereira