Irga e Flar se reúnem durante Abertura Oficial da Colheita do Arroz em Capão do Leão
Publicação:

Na manhã desta quinta-feira (16), o presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz, Rodrigo Machado e a diretora técnica da autarquia, Flávia Tomita, se reuniram com representantes do Fundo Latino Americano de Arroz Irrigado no estande do Instituto, na Abertura Oficial da Colheita do Arroz em Capão do Leão. Participaram da reunião os representantes do Flar, Freddy Torres Lopez, Vice-presidente e Eduardo Graterol, diretor executivo do fundo.
Para o presidente do Irga, Rodrigo Machado, a reunião foi extremamente produtiva.
“Desde que assumimos a gestão do Instituto em setembro de 2021, estamos trabalhando fortemente na renovação do convênio Irga/Flar, descontinuado desde julho de 2021 em função de questões legais impeditivas ao ato de renová-lo de acordo com o embasamento jurídico anterior.
Em que pese dispender mais tempo do que o previsto para renovação, é importante salientar que o convênio será firmado com bases legais mais robustas, trazendo segurança jurídica à relação entre as duas instituições. A expectativa é concluir o processo brevemente. Agradecemos ao comitê executivo do fundo e a todos os países membros pela atenção e parceria dispensados ao Irga.” afirmou Rodrigo.
A diretora técnica do Irga, Flávia Tomita, afirma que a parceria com o Fundo Latino Americano de Arroz Irrigado é extremamente importante para o Irga.
“O convênio Irga/Flar trará benefícios ao instituto, principalmente no que se refere ao nosso programa de melhoramento. Neste sentido, estamos construindo junto ao Flar a cedência de profissionais para reforçar e aprimorar a nossa já qualificada equipe do melhoristas.” salientou Flávia.
A diretoria executiva do Irga participará da reunião administrativa do fundo em Santiago do Chile entre os dias 21 e 24 de março de 2023.
Sobre o Flar
O Flar é uma aliança público-privada que gera e dissemina conhecimentos, tecnologias e inovações, por meio de alianças que contribuem para a competitividade e sustentabilidade do arroz. Esse trabalho é desenvolvido em áreas como a pesquisa para a melhoria da produção de arroz com ênfase no melhoramento genético e áreas afins, adoção de tecnologias de gestão agronômica para obtenção de alta produtividade, fortalecimento institucional e gestão do conhecimento.
Com sede em Cali, na Colômbia, a entidade também conta com representantes na Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guiana, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.