Irga faz homenagem ao ex-servidor Paulo Annes Gonçalves

PLACA
Paulo Altmayer Gonçalves, Flávia Tomita e Maurício Fischer no descerramento da placa - Foto: Sérgio Pereira/Irga

Com uma solenidade realizada no início da tarde desta quinta-feira (13), o Instituto Rio Grandense do Arroz prestou homenagem póstuma a um dos mais destacados servidores. A partir de agora, a biblioteca da autarquia, localizada na Estação Experimental do Arroz de Cachoeirinha, passa a se chamar Biblioteca Paulo Annes Gonçalves. A cerimônia de descerramento da placa com a nova denominação contou com a participação de familiares do homenageado, além do presidente do Irga, Guinter Frantz, do diretor técnico, Maurício Fischer, e da gerente da Divisão de Pesquisa, Flávia Tomita. Também compareceram as ex-bibliotecárias do Irga Glória Isabel Sattamini Ferreira e Lecy Terezinha Nickel.

Em seu pronunciamento, Flávia Tomita agradeceu aos familiares do homenageado, que compareceram ao evento. “Nós da nova geração do Irga estamos muito honrados de conhecer a história do ex-servidor Paulo Annes Gonçalves. Trabalhar aqui é uma grande paixão. Notamos isso nos ex-servidores, que nos fazem visitas, contam histórias e ficam emocionados ao falar de suas trajetórias. O homenageado também foi um grande apaixonado pelo Irga e dedicou sua vida ao instituto. E agora teremos essa placa na biblioteca para que os atuais servidores também possam contar a história do senhor Paulo Annes Gonçalves aos futuros colegas”, afirmou Flávia.

Maurício Fischer revelou que conheceu Gonçalves quando entrou na instituição, no início dos anos 80. “Estamos revivendo aqui um pouco da nossa história. Tive a honra de conhecer o doutor Paulo, pois quando comecei aqui, apesar dele não trabalhar mais na autarquia, costumava nos visitar com frequência. Ele sempre tinha o que contar. E a gente hoje vive muito desta construção que pessoas como o seu Paulo nos deixaram. Ele continua sendo uma grande referência para nós”, lembrou Fischer.

O presidente da autarquia enfatizou a trajetória vitoriosa de Gonçalves. “Uma das coisas marcantes no Irga são as histórias passadas que são contadas a nós e como isso é importante para a continuidade da autarquia. Importante revivermos pessoas que foram importantes para o Irga, para os produtores e para o Estado. Pessoas especiais como o senhor Paulo Annes Gonçalves, que ajudaram a construir o que é hoje o Irga e também a cadeira orizícola do RS, responsável por 70% da produção nacional”, destacou Frantz.

Pela família do homenageado, falou o filho João Altmayer Gonçalves, que lembrou histórias do pai que comprovavam o seu amor pelos livros. “Eu conheci esse local aqui quando tinha 11 anos. Isso faz 55 anos. Isso me traz muitas emoções. Meu pai sempre foi muito envolvido com livros. Prova disso é que o pai empresta o nome a duas bibliotecas aqui no Estado. Uma na Farsul e outra agora aqui no Irga. E é uma honra pra nós esse reconhecimento”, agradeceu João Gonçalves.

Nascido em Porto Alegre em 1907, Paulo Annes Gonçalves ingressou no Irga em 1943, sendo o primeiro engenheiro agrônomo contratado pelo órgão. O servidor por três vezes ocupou a função de diretor técnico do instituto. Foi por iniciativa de Gonçalves que a biblioteca do Irga foi criada, em 1953, com a finalidade de organizar e divulgar a documentação do instituto. O agrônomo se aposentou do Irga em 1966, vindo a falecer em 1997.

Entre as distinções que recebeu, Paulo Annes Gonçalves foi homenageado pelo governo da França com a medalha Ordre du Mérite Agricole, grau de Chevalier, comenda entregue pelo cônsul da França em Porto Alegre, em 1965. Em 1975, foi agraciado com a medalha Honra ao Mérito no Serviço Público pelo governo gaúcho. Em 1985, recebeu do governo do Rio Grande do Sul a Medalha Assis Brasil, por sua “distinguida atuação no setor de agricultura”.

A biblioteca do Irga, que está completando 65 anos em 2018, conta com um acervo de aproximadamente cinco mil documentos. A Seção de Informação e Documentação, responsável por coordenar a Biblioteca no Irga, presta serviço de orientação aos usuários, empréstimos interbibliotecários, serviço de reprografia, Comutação Bibliográfica (Comut) e acesso à Biblioteca Virtual do Irga. Seu acervo é composto por livros, folhetos, periódicos e separatas (publicação de “reprints” de matérias, pesquisas ou artigos científicos), a maioria abordando a cultura do arroz. Para consultar seu acervo acesse http://biblioteca.irga.rs.gov.br/irga/. O setor é coordenado pela bibliotecária Tania Maria Dias Nahra.