Irga quer produzir maior arroz de leite da história

20170405112132site-leite-3.jpg
A receita deverá servir cerca de 6 mil pessoas - Foto: Sara Kirchhof/Irga

Entre os dias 24 e 28 de maio, o Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, receberá mais uma edição da Feira Nacional de Agronegócios do Sul, a Fenasul. O evento é considerado um palco de debates de oportunidades e desafios da cadeia leiteira no Rio Grande do Sul e no Brasil. É lá que o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) pretende bater um recorde inusitado. A autarquia está planejando produzir o maior arroz de leite já visto na história! A ação é uma iniciativa do Programa de Valorização do Arroz do Irga, o Provarroz.

As primeiras porções do doce serão servidas aos auditores do RankBrasil. A sobremesa também será degustada pelo público presente da Fenasul e parte da receita do doce será repassada para instituições de ensino da rede pública municipal. A ação simboliza a grandeza do agronegócio gaúcho, enaltecendo dois produtos importantes para o Estado. O RS é responsável por produzir 70% do arroz brasileiro e é o terceiro maior produtor de leite do país. “A lavoura de arroz do RS vai contribuir muito com a Fenasul, que é uma grande exposição de outono. Esse recorde será muito importante porque mostra a ligação do arroz com todos os segmentos do agronegócio. Esperamos que a população se faça presente para provar”, declarou o presidente da Comissão de Exposições e Feiras da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Francisco Schardong.

O atual campeão deste ranking foi produzido durante a 34ª Expofeira e pertence aos municípios de Pedro Osório e Cerrito. O título foi conquistado em 2007 e, desde então, a marca foi mantida. A receita levou 1.250 litros de leite e 160 quilos de arroz. Foram quase oito horas de preparação. O preparo do novo candidato ao recorde ficará a cargo da equipe de gastronomia do Irga. A receita deverá servir aproximadamente 6 mil pessoas.

Paralela à 13ª Fenasul acontece a Expoleite que reúne bovinos, caprinos, insumos agrícolas, indústria de laticínios e alimentação. A Fenasul é uma promoção do Governo do Estado em conjunto com a Associação dos Criadores de Gado Holandês do RS (Gadolando). O evento conta ainda com exposição de máquinas, cavalos árabes e cavalo crioulo.

O secretário da agricultura valorizou a ação do Provarroz

Durante o evento, o parque também receberá um grande rodeio. Estão previstas ainda, palestras, julgamento morfológico, leilões e concurso leiteiro. "Temos convicção de que a feira, agora com um novo formato, valoriza ainda mais a participação de entidades parceiras, cada uma com sua contribuição, dando uma conotação moderna à Fenasul. Teremos muitas atrações e esta ação do maior arroz de leite do Brasil será um desafio que traz um ingrediente a mais à feira e com certeza vai trazer muitos visitantes ao parque", ressalta o secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo.

A novidade foi anunciada em uma coletiva de imprensa realizada na manhã desta quarta-feira (5), no Parque Assis Brasil, em Esteio.

A novidade foi anunciada em uma coletiva de imprensa

Confira a lista dos ingredientes que devem fazer parte da receita recorde:

- 180 kg de arroz branco

- 1.300 litros de leite

- 560 kg de leite condensado

- 90 kg de açúcar

- 3,5 kg de canela em pau

- 1 kg de cravo de Índia

- 9 kg de canela em pó

Origem do arroz de leite (ou arroz doce)

A receita, que é sucesso nos eventos do Irga, tem origem asiática. Na Índia, por exemplo, o doce é indispensável em festas de casamentos hindus. Outras variedades também se espalham pelo mundo. Na Tailândia, o arroz doce é consumido com coco e manga. No Brasil, ele chegou na época do Império, polvilhado com canela, e era presença confirmada nos grandes eventos. Típica receita da vovó, com o tempo, a sobremesa ganhou outras adaptações, com leite condensado e doce de leite.

Texto: Sara Kirchhof

Assessoria de Comunicação Irga