Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Manejo da água no sistema de cultivo de arroz pré-germinado

Publicação:

Cachoeirinha - O Instituto Rio Grandense do arroz alerta para os cuidados com o manejo da água no sitema de cultivo de arroz pré-germinado. No Rio Grande do Sul, 9 a 10% da área total cultivada anualmente é no sistema pré-germinado. Alguns produtores costumam drenar a lavoura para facilitar a fixação da plântulas, mas para a engenheira agrônoma da Estação Experimental do Arroz, Vera Macedo, essa drenagem inicial ocasiona perdas significativas de partículas do solo em suspensão de água, de nutrientes e pode carrear também resíduos de defensivos agrícolas.

 

A implementação desse manejo faz parte da ação do Projeto de Tecnologias Mais Limpas, integrante do Programa Arroz RS. A engenheira alerta que o volume de água e o consumo de energia são maiores com a drenagem da lavoura.  Para que o manejo da água no sistema do cultivo do arroz-germinado seja adequado é preciso que a lâmina de água seja mantida desde o preparo do solo até próximo à colheita. Para o sucesso dessa prática, é necessária que seja mantida a lâmina de água baixa (mínimo de 5 e máxima de 10 cm) e uniforme até o enchimento dos grãos de arroz. Essa prática de manejo também reduz o impacto ambiental.

 

O Irga conta com o Grupo de Arroz Pré-Germinado para a difusão e implementação dessa prática de manejo nas regiões localizadas nas Bacias Hidrográficas do rio dos Sinos e do rio Gravataí, onde a participação desse sistema de cultivo de arroz é significativa. Vera  lembra também que os níveis de produtividade alcançados são elevados e os produtores reconhecem a economia de água, de energia, de mão-de-obra e, em especial, o ganho ambiental com o manejo preconizado.

 

Por Mariana Bechert

IRGA