Missão gaúcha começa giro pela Nigéria em busca de negócios
Publicação:

O Estado Rio Grande do Sul iniciou, nesta segunda-feira (27), uma missão que busca estreitar relações e abrir possibilidades de intercâmbio comercial e tecnológico com o principal País da África Ocidental. A comitiva, liderada pelo secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, começou as atividades da missão em um jantar oferecido pelo ministro da Indústria, Comércio e Investimento, Oluségun Aganga, em Abuja, capital da Nigéria.
No encontro, que reuniu a comitiva gaúcha, o ministro Aganga apresentou as potencialidades do País, que classificou como principal porta de entrada para um conjunto de 16 países, onde residem 290 milhões de pessoas e que experimentam um processo de desenvolvimento, com ascensão da classe média e grandes investimentos, muito semelhante ao que vive o Brasil nos últimos dez anos.
O secretário da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, destacou que o grupo segue o rastro da política internacional instalada pelo ex-presidente Lula e consolidada pela presidenta Dilma Roussef. O País, nos últimos anos, rompeu com a prática de se relacionar com países do Norte, passando a buscar parceiros no Sul, priorizando aproximação com a África, Oriente Médio, China e Rússia, disse Mainardi.
E é nesta esteira de aproximação que o Rio Grande do Sul procura exercer o mesmo protagonismo que desempenhou nos anos iniciais de implantação do Mercosul. Temos muitas semelhanças e identidades, o que nos faz otimistas, especialmente a partir deste primeiro contato, disse Mainardi.
Nesta terça-feira, o grupo, integrado, ainda, pelo presidente do Irga, Claudio Brayer Pereira, secretário adjunto da Saúde, Elemar Sand, prefeito de São Leopoldo, Aníbal Moacir da Silva, e pela presidenta da Associação Comercial e Industrial de São Leopoldo, Rosangela Herzer dos Santos, participa de encontro com o governador do Estado do Edo, Adams Oshiomhole, na capital Benin City, e de uma rodada de negócios com ministros e secretários do governo local.
Missão
Fazem parte do grupo, o vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder, e representantes da Agrale, Móveis Bertolini, Frangosul, Móveis Kappesberg, Bazze Indústria de PVC, Unibiz Educacional, Veja Construtora, RMX Engenharia e Construçõwes e Hyundai do Brasil.
texto: Marcos Perez/Seapa
Foto: Cesar Pereira
Assessoria de Imprensa do Irga
(51) 3288-0455 / (51) 9658-2115