Noite de homenagens e apelo pelo futuro do Irga

MARA
Mara pediu que autoridades se preocupem com o Irga - Foto: Sérgio Pereira/Irga
Por SÉRGIO PEREIRA

A noite de quinta-feira (13) foi marcada por homenagens na 30ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, que termina nesta sexta-feira (14) na Estação Experimental Terras Baixas, da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS). Foi a tradicional cerimônia de entrega da “Pá de Arroz”, quando a Federarroz presta o seu reconhecimento àqueles que se destacaram no setor arrozeiro. Pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), dois servidores receberam a distinção neste ano: a pesquisadora Mara Grohs e o assessor José Carlos Pires.

Participaram do evento o senador Luis Carlos Heinze, o deputado Alceu Moreira e a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, entre outras autoridades. Durante a cerimônia, foi servido um jantar preparado pela equipe de Gastronomia do Irga.

PIRES
Pires (direita) recebe a Pá do Arroz das mãos de Alexandre Velho - Foto: Sérgio Pereira/Irga

Logo no inicio da solenidade foi apresentado o novo vídeo da websérie “De Grão em Grão”, do Irga. Neste vídeo, o doutor Drauzio Varella, o mais conhecido e respeitado médico do Brasil, fala especificamente sobre a diabete e os benefícios do arroz para a saúde (clique aqui para ver o vídeo).

Mara Grohs recebeu a pá das mãos do presidente do Irga, Guinter Frantz. Em seu discurso, a engenheira agrônoma dedicou sua “Pá do Arroz” à “família Irga”. “Eu só estou aqui por causa desta instituição. E neste ano de 2020, quando a autarquia completa 80 anos, eu não poderia deixar de falar sobre a situação do Irga, pois nós temos que achar uma solução. Eu peço ao meu conterrâneo, senador Heinze, ao presidente da Federarroz, Alexandre Velho, ao ex-presidente Henrique Dornelles, que amanhã falem com os nossos líderes e demonstrem a importância desse instituto, não só pelos funcionários, mas também pelos produtores e para o futuro da lavoura arrozeira. É pra todos esses que eu dedico essa pá, que com muito orgulho eu vou levar para minha casa”, acrescentou Mara, muito aplaudida.

DRAUZIO
Novo vídeo da websérie "De Grão em Grão" foi exibido no início da solenidade - Foto: Sérgio Pereira/Irga

José Carlos Pires recebeu a sua pá de Alexandre Velho. O servidor agradeceu ao Irga, ao presidente Guinter Frantz, ao diretor administrativo, João Alberto Antônio, e aos demais colegas da instituição. “Agradeço pela liberdade que vocês me dão para trabalhar, pois isso é muito importante para mim”, concluiu.

TURMA
Mara fez questão de fazer uma foto com os servidores ao final da solenidade - Foto: Sérgio Pereira/Irga

Confira a lista completa dos homenageados

• Lavoura Nota 10: Gustavo Ayub Lara