Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Nota de pesar

Publicação:

Card Destaque Irga atual Luto

O Instituto Rio Grandense do Arroz lamenta o falecimento do produtor Rudolfo Bartz, aos 91 anos. O velório está ocorrendo na sala 2 da Funerária Jardim, em Camaquã. O sepultamento será ainda nesta quarta-feira (28), no Cemitério Evangélico Luterano União da mesma cidade, marcado para 18 horas.

Rudolfo era conhecido produtor orizícola de Camaquã. Filho de Helena e Benjamim Alberto Bartz, ele nasceu em 15 de outubro de 1932 na Colônia. Seu pai foi pioneiro no plantio do arroz no Banhado do Colégio, iniciando o cultivo por volta de 1945.

Além de arroz, Rudolfo também plantava soja, criava gado de corte, de cria e recria, cavalos percheron e ovelhas, empregando em média 30 pessoas. Ele ainda tinha como paixão, herdada do pai, a apicultura, essa apenas para o consumo da família.

No final da década de 1980, após muitos anos de pesquisa de campo, Rudolfo deu início a uma obra que beneficiaria todas as suas propriedades e outras ao redor: um canal do Rio Camaquã até a casa de bombeamento, que somam aproximadamente oito quilômetros. O canal é bombeado do Rio Camaquã para banhar mais de 2.000 hectares de lavouras de arroz da região.

Rudolfo Bartz
O produtor Rudolfo Bartz tinha 91 anos

Em 2022, Rudolfo foi agraciado com o Título de Cidadão Camaquense Honorário pela Câmara de Vereadores, por seus “serviços prestados à comunidade, em prol do desenvolvimento do município de Camaquã”.

Rudolfo era casado com Rosa (in memorian) e deixa quatro filhos, Luis Alberto, Maria Helena (in memorian), Luis Carlos e Rosimere, nove netos, Cintia, Ludmila, Bianca, Angélica, Alexandra, Nicolas, João Rodolfo, José Julio (in memorian) e Rodrigo, e quatro bisnetos, Maria Rosa, Frederico, Benjamin e Vitória.

A Diretoria Executiva do Irga, em nome de todos os funcionários, conselheiros e servidores da autarquia, lamenta profundamente pelo falecimento e presta suas sinceras condolências aos familiares e amigos de Rudolfo Bartz.

IRGA